A criação de frangos caipiras e galinhas poedeiras pode ser feita pelo sistema de confinamento. O plantel fica fechado em viveiros bem ventilados, mas com proteção a ventos, chuvas e sol forte. Deixe disponível água fresca e ração de boa qualidade de acordo com a idade e a finalidade do manejo.
Uma medida mais imediata e mais simples é colher os ovos em uma frequência maior. Se o comum era colher 1 vez por dia, passar a colher 2, se era 2, passar para 3 vezes. Outro manejo possível é colocar no ninho um objeto rígido que se pareça com um ovo.
BASTA RETIRAR A GEMA E CLARA DO OVO, FAZENDO UM PEQUENO BURACO NA CASCA, PREENCHA O INTERIOR COM GESSO QUE COMPRAMOS EM QUALQUER CASA DE MATERIAL PARA CONSTRUÇÃO. DEPOIS QUE O GESSO SECAR, FICARÁ UM OVO DURO. COLOCAR NO NINHO. A GALINHA PENSARÁ QUE É UM OVO DE VERDADE E TENTARÁ FURAR.
Evite a superlotação dos galinheiros para diminuir o número de ovos rachados.
Nem gordo nem magro, mas que seja carnudo. A criação se inicia com 1 galo e 12 galinhas. Se houver mais galinhas, o galo não dá conta. Quando o número de galinhas é maior que 12 por galo, começam a aparecer ovos que não chocam (inférteis), podendo levar a criação ao fracasso.
Ao se tratar de fêmea, ela passa a ser adulta quando começa a botar os ovos, aproximadamente aproximadamente cinco ou seis meses. Quando é macho, é o mesmo tempo, quando a crista dele se desenvolve bem.