Pelo relato bíblico, Davi foi coroado depois da morte de Saul no campo de batalha. Saul fora o primeiro rei israelita, que se acalmava ao ouvir Davi tocar lira. No trono, Davi unifica todas as tribos de Israel sob uma única coroa, derrota exércitos filisteus e transforma Jerusalém em capital do reino.
Mal sabia Samuel que Deus queria apagar de diante de si qualquer referência a Saul. Outra questão que Samuel deve ter considerado favorável a Eliabe, como um possível candidato ao trono, era o fato de ele ser o primogênito de Jessé. Nos tempos bíblicos era comum conceder ao filho mais velho honra dobrada.
Era papel do pastor suprir todas as necessidades das ovelhas. Era Davi o responsável por procurar pastos verdejantes para alimentá-las, águas tranquilas e refrigeradoras, guiá-las, protegê-las dos perigos e do mal.
quarenta anos
David e Salomão Davi morre aos setenta anos de idade após reinar por sete anos como rei de Judá e trinta e três em Jerusalém como rei de todo o Israel, em seu leito de morte aconselha Salomão a andar nos caminhos de Deus e se vingar de seus inimigos.
A unção de Davi ocorreu de acordo com a ordenança de Deus ao profeta Samuel. O primeiro livro de Samuel registra como tudo aconteceu. No capítulo 15, lemos sobre como Saul desobedeceu a Deus e foi alvo de sua rejeição. Já no capítulo 16, Davi é ungido rei de Israel pelo profeta do Senhor.
Também na Bíblia é possível ver que quando uma pessoa era ungida, ela recebia autoridade significando que ela era escolhida por Deus. Era uma coisa que acontecia com reis, por exemplo. A sigla XPTO é a abreviação de Christus, palavra que tem origem no grego e significa ungido, aquele que recebeu a cerimônia sagrada.
Samuel unge Davi como o novo rei de Israel.
Davi e Saul foram os dois primeiros reis de Israel e, entre eles, haviam muitas diferenças, a partir da escolha para governarem. Seus nomes tinham grande significado. Davi significa “amado e respeitado por Deus”, enquanto Saul significa “pedido a Deus”. Ambos eram de boa aparência e foram ungidos pelo profeta Samuel.
O maior Erro do Profeta Samuel, foi a persistência para com um homem aonde DEUS já o tinha Desconsagrado! A Rebeldia de Saul, Gerou Rejeição no Coração de DEUS.
1010 a.C.
O nome Samuel significa “Do Senhor o pedi”. Ele foi o último dos juízes e o primeiro dos profetas na história de Israel e sua história está contada na bíblia. Ele era filho de Ana e Elcana e viveu por volta de 1095 AC. ... Na verdade Ana intercedia ao Senhor todos os dias, a todo momento pedindo a realização deste sonho.
Nabal
Ainoã é um nome hebraico que significa literalmente irmão do deleite. O nome é utilizado na bíblia para se referir a dois indivíduos: A filha de Ahimaaz, que se tornou esposa de Saul (1 Samuel 14:50) Uma mulher de Jezreel, que foi capturada por David enquanto ele estava na guerra, e se tornou esposa dele.
Nabal: Significa “insensato”. Nabal era um homem rico que era casado com Abigail, a autora das palavras acima. O significado de muitos deles, como é o caso de Nabal, são explicados na Bíblia, motivo pelo qual essa é uma fonte importante para os estudiosos da onomástica. ...
No momento que a igreja proceder dessa forma, Nabal morrerá e sabe por que Nabal morre? Porque ele não resiste a sabedoria e a prudência da igreja verdadeira. Quem mata Nabal não é o homem, pois quem matou Saul foi a própria espada de Saul e quem mata Nabal é a ira de Deus, é o Senhor quem o fere.
A Bíblia ofereceu os santos Carmelitas, imagens e palavras que permitiram a expressar e descrever os seus próprios processos e experiências de fé internos. Esta iluminação mútua entre Bíblia e experiência de Deus na vida é nascer uma das mais belas características encontradas nos escritos dos santos carmelitas.
A onomástica (do grego antigo ὀνομαστική, ato de nomear, dar nome) é o estudo dos nomes próprios de todos os gêneros, das suas origens e dos processos de denominação no âmbito de uma ou mais línguas ou dialectos.