Como podemos calcular o rms de um alto falante de 500 WPMPO? Ex: Se o pico máximo é de 500 WPMPO, entende-se que a Potência RMS será 70% da tensão de pico. Então no caso desse alto-falante você vai obter o seguinte resultado de Potência em RMS= 350 WRMS.
Para obter o cálculo de potência do projeto basta somar as potências dos alto falantes(sempre em Watts RMS). Portanto, sendo o valor obtido a potência que o módulo deve possuir.
Sensibilidade certa A medida para se avaliar a sensibilidade de qualquer som é o decibel (dB). E, é aí que está a dica: caso o seu aparelho de som seja de baixa potência (em torno de 15 watts RMS por canal), os alto-falantes com classificação de alta sensibilidade (algo em torno de 90 dB) serão a melhor escolha.
Subwoofer de 2 Ohms que suporta 500W RMS: Aqui o ideal é um Módulo que forneça 300 a 600W RMS a 2 Ohms, a impedância mínima pode ser 1 ou 2 Ohms.
15SWT2200 - 1100 Watts RMS.
Onde basicamente, a Impedância “controla” a corrente no estágio de saída. Por exemplo: Em um amplificador de 4 ohms, se temos 100 volts na saída, temos 25 amperes de corrente. Em um amplificador de 2 ohms, se temos 100 volts na saída, temos 50 amperes de corrente.
Quanto mais baixa a impedância do amplificador (mais sensível, ex: 1 ohm) , ele “manda” menos potência e consome um pouco menos que um amplificador com uma impedância alta (menos sensível, ex: 2 ohms).
Você pode ligar duas caixas em série com um canal de som do aparelho, que vai resultar em um total de 8 ohms, mono. Ou, ligar uma em cada canal mesmo,pois o que vai acontecer é que se o amplificador tem 8ohms, e a caixa 4 ohms, a potencia transferida à caixa será a metade da que o amplificador fornece.
Coloque as pontas de prova do multímetro nos respectivos terminais do alto-falante, ponta vermelha no positivo e ponta preta no negativo. Aguarde alguns instantes e verifique no display do multímetro o valor medido. Neste caso foi medido 6.