Nos serviços de diálise, o biomédico monitora e previne os riscos biológicos, químicos ou físicos do processo de diálise, a fim de garantir os insumos e os procedimentos. Assim, ele controla a água e o dialisado2 por meio de análises físico-químicas e microbiológicas, interpretando os resultados dessas análises.
A habilitação em Análises Clínicas permite ao profissional biomédico realizar exames, assumir a responsabilidade técnica e firmar os respectivos laudos, executar o processamento de sangue, suas sorologias e exames pré transfusionais, assumir chefias técnicas, assessorias e direção destas atividades.
1. Quais são as formas do Biomédico adquirir uma habilitação?
Na verdade, não. Para começar, o biomédico não é médico. Assim, só será chamado de doutor se fizer doutorado, correto? Ao realizar qualquer uma das habilitações, vai receber o título de especialista.
RESOLUÇÃO Nº 78 DE 29 DE ABRIL DE 2002 – Dispõe sobre o Ato Profissional Biomédico, fixa o campo de atividade do Biomédico e cria normas de Responsabilidade Técnica – (Parágrafo único do Art. 14º REVOGADO pela Resolução 244/2014).
A Lei nº 7.
Seção I em 24 de maio de 2002, página 222. RESOLUÇÃO - Nº 241, DE 29 DE MAIO DE 2014 - Dispõe sobre atos do profissional biomédico com habilitação em biomedicina estética e regulamenta a prescrição por este profissional para fins estéticos.
Manusear equipamentos de auto-transfusão; O profissional legalmente habilitado nesta área poderá exercer todas as atividades inerentes a este campo, com exceção do ato transfusional. A responsabilidade técnica deve ficar a cargo de um médico especialista em Hemoterapia e / ou Hematologia.
A faixa salarial do Biomédico fica entre R$ 2.
Desse modo, o biomédico se qualifica para participar de atividades de hemoterapia como captação e triagem de doadores de sangue, coleta de sangue e aféreses, processamento, transporte e estocagem de hemocomponentes, hemoderivados e produtos criopreservados.
7) Área de atuação: O hematologista poderá atuar na assistência direta aos pacientes, seja em consultórios, hospitais e centros de transplante de medula óssea, assim como pode trabalhar na supervisão de laboratórios de analises clínicas e bancos de sangue.
A hematologia trata-se do estudo do sangue e é uma área médica importante para tratar principalmente doenças como trombose, anemia, linfoma e leucemia. Por serem situações relacionadas ao sangue, é o hematologista que ficará responsável pelo tratamento.
Atualmente, é indispensável à atuação de um profissional em Hematologia dentro de um serviço de saúde, seja numa Clínica, Hospital, Laboratório devido ao crescimento do número de casos de doenças relacionadas ao sangue e também pelos benefícios que o conhecimento em Hematologia vem agregando a qualidade de vida dos ...