Hífen. ... Após a nova ortografia, o uso do hífen se reduziu. Ele continua sendo utilizado nos casos em que a segunda palavra se inicia pela letra “h”, se a palavra terminar com uma vogal e a seguinte for iniciada pela mesma vogal.
O Acordo Ortográfico de 1990 inclui no alfabeto as letras k, w, e y.
A partir de 1º de janeiro de 2009, entrou em vigor a Nova Reforma Ortográfica. Desde então, mudanças ocorreram no que se refere à acentuação gráfica, ao emprego do hífen, trema e, sobretudo, ao nosso alfabeto. Este, que antes se compunha de 23 letras, agora se compõe de 26 letras.
Regra de acentuação: trema Segundo as regras de acentuação do novo acordo ortográfico, o trema foi abolido de todas as palavras portuguesas e aportuguesadas, mantendo-se apenas em palavras derivadas de nomes próprios estrangeiros, como hübneriano (de Hübner) e mülleriano (de Müller).
O trema, sinal gráfico de dois pontos usado em cima do u para indicar que essa letra, nos grupos que, qui, gue e gui, é pronunciada, será abolido. É simples assim: ele deixa de existir na língua portuguesa. Vale lembrar, porém, que a pronúncia continua a mesma.
No novo acordo ortográfico da Língua Portuguesa, o uso do trema não é mais empregado: nem em palavras portuguesas nem em palavras aportuguesadas. Atenção: em palavras como mülleriano (de Müller) e hübneriano (de Hübner) o uso do trema ainda deve ser feito, pois se trata de nomes próprios estrangeiros.
Qual das palavras a seguir permaneceu acentuada depois do Acordo Ortográfico? Papéis. Heróico.
pa·ra·nói·co |ói| Que ou quem apresenta paranóia . Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: paranoico.
Corrói é acentuada, pois apresenta um ditongo aberto na última sílaba, logo, é uma oxítona e permite o acento.
I – Trema: Foi extinto, ou seja, não existe mais o trema em língua portuguesa, a não ser em nomes próprios e seus derivados. Ex: Muller, Mülleriano. Regra Antiga (antes do acordo): agüentar, conseqüência, cinqüenta, qüinqüênio. Nova Regra (após o acordo): aguentar, consequência, cinquenta, quinquênio.
Esse teste consiste em alguns exemplos de palavras e expressões, bem como de questões conceituais. Você consegue escrever corretamente? Qual das frases abaixo possui alguma palavra escrita incorretamente de acordo com a nova ortografia? Meu vôo é as 14h.
O prazo de transição para a aplicação efetiva do Acordo Ortográfico de 1990 termina hoje, segundo o Ministério dos Negócios Estrangeiros, mas o docente da Faculdade de Direito de Lisboa Ivo Barroso considera esta posição “infundada”.
Entre as mudanças na língua portuguesa ocasionadas pela reforma ortográfica, podemos citar o fim do trema, alterações da forma de acentuar palavras com ditongos abertos e que sejam hiatos, supressão dos acentos diferenciais e dos acentos tônicos, novas regras para o emprego do hífen e inclusão das letras w, k e y ao ...
O Brasil é o primeiro integrante da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) a adotar oficialmente a nova grafia.
A partir do dia 1º de janeiro de 2009 entrou em vigor o Novo Acordo Ortográfico, e este trouxe algumas alterações significativas quanto à acentuação, acréscimo de algumas letras que vieram compor o nosso alfabeto, extinção total do trema, entre outras.
1986 - O presidente brasileiro José Sarney promoveu um encontro dos sete países de língua portuguesa - Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe - no Rio de Janeiro. Foi apresentado o Memorando Sobre o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.
A reforma ortográfica tem o objetivo de unificar a ortografia dos países que falam a lingua portuguesa, são eles: Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Timor Leste, Brasil e Portugal.