Antes da hidratação, a água morna é bacana para ajudar a abrir a cutículas do cabelo. Depois, na hora de enxaguar a máscara, a temperatura da água precisa ser ligeiramente fria (não muito) para selar a cutícula do cabelo, evitar fios arrepiados e deixá-los brilhosos.
Em um recipiente coloque 3 dedos de vinagre de maça e misture com a mesma quantidade de água! Se preferir deixar o cheiro mais suave, crescente mais água ou gotinhas de essência de lavanda (ou outra que você goste). Logo após lavar os cabelos normalmente, aplique a mistura nos cabelos e deixe agir por 5 minutos.
Vinagre de Maçã Orgânico. Para tratar o cabelo seco, o vinagre de maçã orgânico é muito eficaz. Ele ajuda a selar os fios, melhorando as pontas duplas. Separe a quantidade de condicionador que você costuma usar e coloque uma colher de chá de vinagre.
Aplique a queratina líquida em toda a extensão dos fios e nas pontas e deixe agir de 20 a 30 minutos. O próximo passo é aplicar um protetor térmico e secar os cabelos completamente. Por último, divida o cabelo em mechas finas e passe a chapinha de 2 a 4 vezes em cada mecha.
O ideal para você fechar as cutículas dos fios do seu cabelo que sofreram aquele processo de descoloração, é usar um condicionador ácido, pois ele regulariza o PH dos cabelos, deixando a textura ainda mais forte e o principal, é que ele fecha a cutícula dos fios para que eles não fiquem porosos ao extremo.
A melhor forma é seguir um ritual chamado de cronograma capilar. Trata-se de uma rotina de cuidados em que os fios passam por três tratamentos distintos: hidratação, nutrição e reconstrução. Tais cuidados são essenciais para todos os tipos de fios e para cada um deles a ordem é alternada.
Hidratação e revitalização Uma dica de tratamento caseiro pós-descoloração é a umectação com óleo de coco, que pode ser comprado em qualquer supermercado ou loja de produtos naturais. Basta pegar uma colher de sopa do óleo e aquecer por 30 segundos no microondas. Em seguida, espere esfriar e aplique nos fios.
Reconstrução: para recuperar um cabelo descolorido e elástico, é importante reconstruir a fibra capilar e devolver toda a massa que ela acabou perdendo durante o processo químico. A melhor opção para um tratamento mais potente são as máscaras reconstrutoras ricas em queratina.
Nesses casos, geralmente não é preciso descolorir as madeixas antes de fazer a coloração, basta usar a cor mais escura. Mas nem sempre é tão simples voltar a deixar o cabelo claro. Se você coloriu os fios em um tom mais escuro que o natural e quer voltar a usá-los claros, é preciso fazer um processo chamado decapagem.
30 minutos
Para fazer, você precisa de shampoo, descolorante e água oxigenada de 20 volumes, apenas. Conhecida também como shampoozada, a mistura promete remover o pigmento sem agredir tanto os fios quanto a decapagem ou a descoloração em si. Mas atenção: ele pode alterar a cor natural do cabelo, que está sobreposta pela tinta.
Fazer o cabelo crescer mais rápido ajuda a recuperar a cor natural. Para o cabelo voltar a ser natural de verdade depois da descoloração, o único jeito é deixando os fios crescerem e cortar quando estiver satisfeita com o comprimento - ou ir cortando as pontas gradualmente.
Para começar a transformação, opte por uma coloração de até dois tons acima da sua cor atual e vá escurecendo com calma. Para essa mudança, você pode optar pelo uso de uma tinta permanente ou tonalizante.
Escurecer cabelos com tonalizante Tonalizante para luzes e mechas, ele pode ser usado para escurecer cabelos com luzes muito claros sem danificar ainda mais os fios. O cabelo loiro já foi despigmentado e já sofreu a retirada da melanina natural. Então, o tonalizante para cabelos com luzes agride menos os fios.
6 formas de como tirar tinta do cabelo
Receitas para clarear o cabelo naturalmente
Como tirar tonalizante do cabelo com shampoo – passo a passo
Borrife a água oxigenada por igual nos fios.
Mais fácil será se o seu cabelo castanho escuro não tiver passado por nenhum processo químico, como colorações e alisamentos. Nesse caso, você consegue chegar a um tom 6.
Sim, é possível clarear o cabelo com tinta, porém, é necessário atenção, ok? De acordo com as regras da colorimetria a tinta só clareia até três tons, portanto, ela pode ajudar a clarear o cabelo, mas tudo vai depender da sua escolha e também do seu tom original.
Você vai precisar misturar duas partes de limão para uma de água, colocar num borrifador e aplicar nas partes do cabelo que precisam clarear. Depois disso, seus fios vão precisar de um pouco de calor: seja do sol ou de um secador no jato quente — vale escolher o que estiver à sua disposição momento.