Geopolítica é a congruência entre demasiados grupos de estratégias adotadas pelo Estado para administrar seu território, e anexar a geografia cotidiana com a história.
A Geopolítica refere-se às relações territoriais envolvendo os Estados Nacionais no plano internacional.
Origem do Termo O termo “geopolítica” é relativamente novo, uma vez que foi introduzido nos estudos da geografia a partir do século XX. Ele foi utilizado pela primeira vez em 1899 pelo cientista político sueco Rudolf Kjellén (1864-1922). Para ele, a geopolítica estabelece uma relação entre o Estado e o seu território.
Mas foi o jurista sueco Rudolf Kjellén (1864-1922), seguidor das ideias de Ratzel, quem criou o termo geopolítica no ano de 1916, procurando estabelecer relações entre os acontecimentos políticos e os aspectos geográficos.
O tabuleiro do jogo, o número de casas, a sua posição atual e os movimentos possíveis dentro do tabuleiro, todos esses fatores são a geopolítica. A formação do tabuleiro geopolítico se dá através de características geográficas.
Conflitos mundiais recentes:
Para que você conheça um pouco sobre as principais causas de conflito, vou detalhá-los abaixo:
Segundo a ONU, existem atualmente 30 regiões do mundo com a presença de conflitos armados. A maior parte destes conflitos envolve disputas por território e inclui, dentre as motivações, diferenças étnicas, religiosas e o controle de recursos naturais.
Como você obtém informações sobre os conflitos que ocorrem no Brasil e no mundo? Você costuma formar opiniões sobre esses conflitos por meio de reportagens e notícias em diferen. ...
Guerras atuais datam de conflitos históricos ou insurgência de milícias contra governos
As guerras são conflitos armados que acontecem por diferentes motivos, como desentendimentos religiosos, interesses políticos e econômicos, disputas territoriais, rivalidades étnicas, entre outras razões. Eventos como a Primeira e a Segunda Guerra Mundial são demonstrações perfeitas do estado de guerra total. ...
Educação insuficiente, desemprego, violência e criminalidade, escassez de moradia, saúde precária, falta de saneamento são alguns dos problemas sociais do Brasil.