EQST

Como Denunciar Uma Empresa Que Faz Propaganda Enganosa?

Como denunciar uma empresa que faz propaganda enganosa?

O que fazer Assim como nas demais hipóteses, a abusividade constatada em uma propaganda pode ser denunciada ao Procon. Na possibilidade da publicidade ser considerada abusiva, o órgão tomará as medidas necessárias para que ela deixe de ser exibida ou veiculada, além da aplicação de sanções pelas infrações cometidas.

O que fazer em caso de propaganda enganosa?

Caso o problema não seja resolvido, a vítima de propaganda enganosa pode registrar uma ocorrência na Agência de Proteção e Defesa do Consumidor, o Procon. Além disso, também pode entrar com uma ação contra a empresa no Juizado Especial de Pequenas Causas (Jec), desde que a causa seja de até 40 salários mínimos.

O que significa proteção contra a publicidade enganosa e abusiva?

O consumidor, como destinatário da propaganda de um produto ou serviço ofertado no mercado, tem direito à proteção contra publicidade enganosa e/ou abusiva. ... Assim, a enganosidade, essencialmente, pode se dar por ação ou omissão de induzir o consumidor a erro sobre dados essenciais do produto ou serviço.

O que é publicidade enganosa por omissão?

É enganosa por omissão a publicidade que deixa de informar dado essencial sobre o produto ou o serviço, também induzindo o consumidor em erro exatamente por não esclarecer elementos fundamentais (art. 37, § 3º).

São direitos básicos do consumidor a proteção contra a publicidade enganosa e abusiva métodos comerciais coercitivos ou desleais bem como contra práticas e cláusulas abusivas ou impostas no fornecimento de produtos e serviços?

A proteção contra a publicidade abusiva está prevista no inciso IV, do art. 6º, do CDC. Veja-se: ... IV – a proteção contra a publicidade enganosa e abusiva, métodos comerciais coercitivos ou desleais, bem como contra práticas e cláusulas abusivas ou impostas no fornecimento de produtos e serviços.

Quando o consumidor é enganado?

O consumidor que se sentir enganado ao comprar um produto ou contratar um serviço tem direito a reclamar. Pode até processar criminalmente o vendedor, desde que consiga comprovar que houve má-fé.

O que diz o artigo 66 do Código do Consumidor?

Fazer afirmação falsa ou enganosa, ou omitir informação relevante sobre a natureza, característica, qualidade, quantidade, segurança, desempenho, durabilidade, preço ou garantia de produtos ou serviços: Pena - Detenção de três meses a um ano e multa.

O que diz o artigo 35?

I - exigir o cumprimento forçado da obrigação, nos termos da oferta, apresentação ou publicidade; II - aceitar outro produto ou prestação de serviço equivalente; III - rescindir o contrato, com direito à restituição de quantia eventualmente antecipada, monetariamente atualizada, e a perdas e danos.

O que fazer quando o fornecedor não cumpre a oferta?

"Se o fornecedor de produtos ou serviços recusar cumprimento à oferta, apresentação ou publicidade, o consumidor poderá, alternativamente e à sua livre escolha: exigir o cumprimento forçado da obrigação, nos termos da oferta, apresentação ou publicidade; aceitar outro produto ou prestação de serviço equivalente; ...

O que acontece caso haja recusa no cumprimento da oferta ao consumidor?

Resumo: No Código de Defesa do consumidor está previsto que caso o estabelecimento não cumpra com a oferta informada, por jornal, televisão entre outros, o consumidor terá direito à três escolhas diante da recusa do cumprimento.

Quando o consumidor não tem razão?

Eles podem se recusar a trocar o sapato que foi presenteado no tamanho errado, cobrar multa pelo cancelamento de um plano de telefone, vender um micro-ondas com defeito e ainda lhe deixar de mãos abanando por semanas a fio.

Por que o cliente sempre tem razão?

Os clientes fazem o negócio O cliente sempre tem razão porque, você deseja que seus clientes voltem e se sintam acolhidos e apreciados. Muitas empresas perdem de vista este fato quando tornam se muito grandes, não percebendo que ainda podem perder tudo sem o amor e a lealdade de seus clientes.

Quais são os direitos de um cliente?

Para entender os principais direitos do consumidor é preciso saber primeiro o conceito de algumas palavras.

  • Consumidor. ...
  • Fornecedor. ...
  • Produto. ...
  • Serviço. ...
  • 1) Proteção da vida e da saúde. ...
  • 2) Educação para o consumo. ...
  • 3) Informação Adequada. ...
  • 4) Proteção contra publicidade enganosa.

Quais são os deveres do consumidor?

Além de direitos, o consumidor tem deveres

  • Todo consumidor tem o dever de se informar sobre as condições de mercado e sobre a real adequação dos bens e serviços oferecidos.
  • Tem dever de resistir às práticas comerciais agressivas ou fraudulentas.
  • Tem dever de ficar atento aos termos dos contratos que assina.
  • Tem dever de planejar seus recursos.