Frutas. O cupuaçuzeiro, Theobroma grandiflorum, é uma planta pertencente ao mesmo Gênero que o cacau (Theobroma cacao). Por tal motivo, ambas são bem parecidas, inclusive seu fruto: alongado, grande, pesado e de casca dura; contendo uma polpa branca e carnuda, envolvendo suas sementes, de tamanho grande.
PRODUÇÃO Se estabiliza ao cinco anos após o início do plantio. Contudo, os primeiros frutos do cupuaçuzeiro surgem aos dois anos de idade da planta.
Aplicar 70% do nitrogenado no início das chuvas e os 30% restantes no final da estação chuvosa. Para o caso do potássio, recomenda-se aplicar 35% no início das chuvas e os 65% restantes no final das chuvas. O fertilizante deve ser aplicado uniformemente em cobertura em toda a área de coroamento da planta.
A floração do cupuaçuzeiro ocorre na época mais seca do ano, que, no Estado do Amazonas, corresponde ao período de julho a setembro. A safra ocorre no período chuvoso (outubro a junho), com pico em março (Figura 4). Figura 3. Coleta do fruto de cupuaçu maduro.
Características. A árvore alcança uma média de 10 a 15 m de altura. Há referências de exemplares com até 20 m.
A polpa de cupuaçu foi obtida mecanicamente com auxílio de uma despolpadeira. Avaliou-se o rendimento em polpa. A polpa obtida foi acondicionada em sacos plásticos flexíveis de polietileno com espessura de 25 µ, termosselados e armazenados em congelador doméstico à temperatura de 20ºC, para análises posteriores.
Isso mesmo, a casca pode ser transformada diretamente em uma espécie de pote para armazenar os bombons ( e o que mais quiser). A outra destinação é moer o material e adicionar a uma resina natural a base de mamona, que não tem impactos, produzindo assim placas que podem ser transformadas em caixas.
“De sabor azedo, mas bastante suave, o cupuaçu pode ser usado para a fabricação de sucos, geleias, mousses, doces, vinhos, sorvetes e licores, além de poder ser consumida em sua forma natural”, destaca Paula.
Da fruta fresca, várias receitas Com a polpa da fruta, prepara-se ainda o doce de cupuaçu, em compota, como disse acima, que combina muito com o sabor do chocolate e do cupulate, mas é uma delícia consumido puro, como sobremesa.
Os 09 Benefícios do Cupuaçu
Outra vantagem do cupuaçu que merece destaque é que a fruta pode sim entrar na dieta de quem está querendo perder peso. Isso porque ela é rica em vitamina C, que é sempre lembrada por ser um excelente antioxidante, embora possua um benefício adicional: acelera o metabolismo.
Pode ser consumido na forma de suco, cremes, doces, geleias, balas, vitaminas e outras preparações culinárias. A semente do cupuaçu possui grande semelhança botânica e química com a semente de cacau, podendo ser utilizada na fabricação de produtos similares ao chocolate.
O cupuaçu reduz o colesterol ruim, diminui a pressão arterial e até ajuda contra o envelhecimento precoce.
Ótimas opções são: água de coco, melancia e frutas/verduras vermelhos e alaranjados como manga, mamão, morango, cenoura e beterraba.
Estudo indica que camu-camu e cupuaçu podem ajudar no controle da obesidade e da diabete – Jornal da USP.
7 melhores sucos para diabéticos
Frutas permitidas na diabetes
Tabela de alimentos para diabéticos Vegetais como alface, brócolis, abobrinha, cogumelos, cebola, tomate, espinafre, couve-flor, pimentão, berinjela e cenoura. Kiwi, melão, mamão, pinha, uvas e uva passa.
7 frutas que diabéticos podem comer
2 - Chuchu Todos os vegetais têm baixo índice glicêmico (IG), o que faz com que sejam aliados dos diabéticos.
Visão geral Cenouras, entre outros vegetais não-amiláceos, são um ótimo complemento para uma dieta saudável para pessoas com diabetes. Eles contêm muitos nutrientes importantes que beneficiam os níveis de açúcar no sangue, como vitamina A e fibras.
O diabético, tanto tipo 1 como tipo 2, pode consumir qualquer alimento, desde que não esteja descompensado. Pode comer beterraba, cenoura, arroz branco, pão, etc.
As pessoas com diabetes devem comer cenoura? Os carotenóides nas cenouras podem proteger contra a retinopatia diabética. Como as cenouras são vegetais não-estratificados, as pessoas com diabetes podem comê-las livremente, de acordo com a American Diabetes Association (ADA).
Tubérculos e raízes É o caso da batata, da mandioca e da cenoura cozida. Por isso, quando os portadores de diabetes forem incluir estes alimentos em seus pratos, precisam se organizar.