Qual O Tratamento Para A Luxaço Patelar Canina?

Qual o tratamento para a luxaço patelar canina

A luxação da patela em cães pode ocorrer por uma variedade de razões. Pode ser congênita ou causada por um traumatismo. As raças de pequeno porte na idade adulta são mais propensas a sofrer com este problema. Em raças de grande porte e gigantes, geralmente afeta os peludos ainda enquanto filhotes. Lembre-se, cães com luxação congênita não devem procriar porque podem passar este problema de saúde para seus filhotes.

Atendimento

Para um diagnóstico preciso, devemos ir ao veterinário que, por sua vez, realizará uma manipulação física do cão e depois um raio-x. A partir disso o profissional poderá recomendar o tratamento ideal de acordo com o tipo de luxação e seu nível de gravidade.

Vale a pena mencionar que deve-se ter cuidado com exercícios para luxação patelar em cães, pois um movimento errado pode atrasar o tratamento do peludo. A fisioterapia é mais que recomendada, desde que indicada por profissionais. Além disso, o tempo de recuperação após uma cirurgia de luxação de patela em cães é de aproximadamente 8 a 10 semanas.

Tratamento para patela com luxação

Tratamento para patela com luxação

A luxação patelar pode ser tratada de forma clínica (conservadora) ou cirurgicamente. A escolha do tratamento depende do histórico clínico, dos achados físicos, da frequência das luxações, e da idade do paciente. 

Grau 3: A patela sai do lugar sozinha e só volta com ajuda do médico veterinário ou até mesmo do próprio animal, que costuma esticar a pata para colocar ela novamente no lugar.

Graus de luxação de patela em cães

Na maioria das vezes a causa da luxação de patela é congênita, ou seja, o animal já nasce com uma má formação da articulação do joelho e predisposto ao problema. A luxação congênita é mais comum nas seguintes raças:

Poderíamos dizer que uma das consequências da luxação patelar em cães é que, na área afetada, a tensão dos tecidos moles aumenta, especialmente nos ligamentos. Isto pode complicar a situação.

A luxação patelar lateral é mais comum em cães de raças grandes. As causas ainda são desconhecidas mas podem estar relacionadas a anteversão ou a coxa valga ( aumento anormal do ângulo formado pelo colo femoral e a diáfise do plano frontal) da articulação coxofemoral. Assim, há uma alteração da linha de força produzida pela tração do quadríceps, lateral ao eixo longitudinal do sulco troclear. 

O que causa luxação de patela em cães


O que causa luxação de patela em cães

Extremamente importante é a reabilitação do paciente, para isto a recomendação é sempre utilizar a fisioterapia como tratamento coadjuvante aos procedimentos ortopédicos, a premissa é retorno a função e a carga já no mesmo dia ou dia seguinte da cirurgia.

Grau 4: Nesta fase, a patela do anima trava fora do sulco patelar e nem o cão nem o veterinário conseguem colocá-la em sua posição original. Inegavelmente, o procedimento cirúrgico é a única alternativa para corrigir a situação.

Sintomas da luxação de patela em cães

A patela é um pequeno osso localizado na parte frontal do joelho. Quando este osso se desloca por causas genéticas ou devido a algum traumatismo, como quedas ou atropelamentos, o cachorro sente dor e apresentará problemas de locomoção, o que em casos graves pode até inutilizar o membro afetado. Os casos de luxação de patela por traumatismo normalmente vêm acompahados de uma ruptura do ligamento cruzado anterior do joelho.

A luxação de patela em cães é um problema com na rotina de clínicas e consultórios veterinários. Trata-se de uma situação que prejudica diretamente a mobilidade do animal, devido à dor e ao desconforto causados.

Leia também

A luxação patelar medial é uma das causas mais comuns de claudicação em raças pequenas, mesmo que acometa algumas grandes. Normalmente, grande parte são decorrentes de traumatismo. Além disso, em alguns casos a luxação coxofemoral traumática pode também ser acompanhada pela luxação patelar medial. Em fraturas tibiais em cães jovens, a patela pode-se tornar luxada. 

O exame clínico e ortopédico serve para verificar a presença da luxação e deve ser feito em posição de decúbito lateral. Uma das etapas mais importantes dessa observação é a palpação leve, que não provoca dor nos cães. 

Os sintomas da luxação na patela podem aparecer quando muito jovens ou até com certa idade. Também pode aparecer por algum trauma na região, como em batidas ou quedas. 

Onde é a patela do cachorro?

A patela (ou rótula) é um pequeno osso que fica alojado na parte da frente do joelho, dentro do sulco patelar. Ela é responsável por alinhar o joelho aos músculos, por isso quando há o deslocamento, além da dor, o animal não consegue sentir firmeza para pisar.

Como saber se o cachorro deslocou a perna?

Como saber se seu cão quebrou a patinha É muito fácil suspeitar de lesão nas patas do seu animal, pois ele vai se movimentar lentamente e mancar, tentando poupar a pata. Além disso, um cachorro com trauma nas patas passa muito tempo deitado e se queixa toda vez que usa a patinha machucada.

Onde vivem os cachorros domésticos?

O Canis familiaris é a única espécie da família dos Canídeos que pode ser considerado totalmente domesticado. Os registros fósseis demonstram que a família Canidae desenvolveu-se na América do Norte, de onde se espalhou para a América do Sul, Ásia e Europa.

Quais são os predadores do cachorro?

O lobo cinzento (Canis lupus) é encontrado na Europa, Ásia e América, especialmente nas regiões mais frias. Ele é um dos maiores representantes da família dos Canídeos, a mesma das raposas e cachorros.

Como chamar o cachorro?

O cão (nome científico: Canis lupus familiaris), no Brasil também chamado de cachorro, é um mamífero carnívoro da família dos canídeos, subespécie do lobo, e talvez o mais antigo animal domesticado pelo ser humano. Teorias postulam que surgiu do lobo cinzento no continente asiático há mais de 100 000 anos.

O que o cachorro faz para chamar a atenção?

Há também comportamentos de chamada de atenção, que os cães fazem simplesmente porque gostam, tais como escavar, mastigar, roubar comida e roer os seus brinquedos. No entanto, pode estar a fazer alguma coisa sem se aperceber que está a contribuir para que ele se torne dependente.

Porque o cachorro fica agitado do nada?

Como vimos no primeiro post sobre agitação, existem três fatores que são bastante comuns em cães agitados e que podem ser a razão pela qual seu peludo não para quieto: Predisposição, quando seu peludo tem por natureza a necessidade de gastar mais energia, Tédio, quando seu companheiro fica por um longo período sem uma ...

Como saber se o cachorro gosta de vc?

Para acabar com as dúvidas de como cães demonstram carinho, aqui vão 10 sinais de que seu filho de quatro patas é apaixonado por você.

  1. Ele olha fundo nos seus olhos. ...
  2. Ele parece gostar do seu cheirinho. ...
  3. Cachorro que boceja junto, permanece junto! ...
  4. É você quem ele procura quando está com medo ou assustado.

Por que meu cachorro não gosta de mim?

Talvez alguém tenha se mudado para sua casa (ou saído dela). Talvez você o tenha levado para passear menos vezes que o normal. Quaisquer mudanças na rotina, mesmo as pequenas, podem ser motivo para o seu cão agir desinteressado em relação a você.

Como o cachorro escolhe com quem dormir?

Está demonstrando seu amor. Em suma, se o seu cachorro dorme com você, isso significa que ele te ama. Ele gosta de sentir o seu calor, ele se sente seguro com você, ele quer te proteger e transmitir todo o seu amor para você. Dormir junto é uma das maiores demonstrações de amor e também ajuda a fortalecer o vínculo.

Quando um cachorro muda de dono?

Isso porque vários pets desenvolvem um transtorno conhecido como ansiedade por separação, no qual ocorrem mudanças de hábito, temperamento e alimentação. Tudo isso porque eles sofrem (e muito) por estarem distante dos donos.

O que fazer para o cachorro se acostumar com o novo dono?

Dê um tempo para que seu cão se familiarize com a nova casa e os novos donos. Deixe-o se aproximar de você, mas tente não manifestar um entusiasmo exagerado — e não hesite em repeli-lo ou recuá-lo quando você precisa ficar sozinho. Vigie seu cão atentamente.

Como o cachorro escolhe seu humano favorito?

Muita gente acha que a preferência do cachorro se dá pela pessoa que sempre o alimenta. Mas nem sempre isso é o mais importante para o bichinho. É mais complexo do que isso. Quando o cachorrinho chega na família como filhote, a pessoa que mais interagir com ele até os seis meses poderá se tornar o seu favorito.

Porque meu cachorro gosta de dormir no meio das pernas?

De forma instintiva o fato de dormir aos seus pés, para eles, é uma demonstração de proteção mutua. Ele sente que está cuidando dele e ao mesmo tempo que ele está cuidando de você, como se fossem uma equipe de batalha. Esta é uma tendência muito comum nos cachorros e totalmente normal.

Pode dormir com cachorro no quarto?

Os pesquisadores levaram em conta, ainda, a idade e o peso tanto do cão quanto do dono, além de o tamanho da cama. E o veredito? Tudo bem dormir perto do cachorro. Existem, porém algumas limitações: mais de um cachorro por vez no quarto não é recomendado.