Desgaste por atrito ou fricção. 2. [ Medicina ] Raspagem de ossos cariados, de dentes com tártaro, de pele, de mucosa, etc.
Podemos definitir o desgaste por abrasão como a perda de material pela passagem de partículas rígidas sobre uma superfície. Esse tipo de desgaste se dá devido a partículas ou protuberâncias rígidas que são forçadas umas contra as outras, e movem-se ao longo de sua superfície que é sólida.
PEI 4 – Recomendado para áreas de moderado a alto tráfego, como estabelecimentos comerciais e garagens. PEI 5 – É o mais resistente e, por isso, recomendado para lugares de altíssimo fluxo de pessoas como lugares públicos, shoppings, aeroportos, rodoviárias e outros com tráfego intenso.
A sigla PEI está ligada ao nível de resistência do esmalte da superfície do piso – que faz o acabamento do seu revestimento – à abrasão. E essa abrasão que estamos falando é causada pelo atrito do esmalte da peça com agentes como areia, sujeira, dentre outros agentes abrasivos.
Confira se o produto é de qualidade: Resistência a impactos, lascamentos, manchas, uniformidade no tamanho das peças e resistência a mancha de água são alguns dos fatores que fazem a diferença. Pesquise sobre o fabricante: Saber a procedência do piso é essencial para reconhecer suas propriedades.
Marcas de revestimento cerâmico
Portobello
Quem é novato no mundo da reforma e está passando por uma nesse momento, pode ser que tenha algumas dúvidas na hora de escolher a melhor marca de porcelanato para a casa nova. Ceusa, Eliane, Artens e Portobello, só para citar algumas....
A cerâmica tradicional passa por processos de prensagem ou de extrusão e é queimada a 1.
O piso cerâmico é composto de 70% de argila e o porcelanato tem 70% de minerais rochosos, o que torna o porcelanato um piso mais impermeável e bem recomendado para áreas molhadas. Mas vale lembrar que os dois dependem de boas argamassas, impermeabilizantes e rejuntes para um bom assentamento e impermeabilização.
O porcelanato é um piso liso, homogêneo e mais denso. A versão brilho é uma das mais utilizadas em ambientes internos por trazer a ideia de sofisticação e pureza. A cerâmica é mais rústica e discreta.
Saiba como identificar um porcelanato de verdade
A cerâmica esmaltada, como o próprio nome indica, recebe uma camada de esmalte na sua finalização. Esse material atua como impermeabilizante da peça. Na prática, a cerâmica esmaltada absorve menos água que outros tipos do mesmo revestimento.
O azulejo é revestido com um esmalte durável com a cor e a padronagem do acabamento final. Para fabricar o porcelanato, geralmente pressiona-se a poeira da argila da porcelana. O resultado é um azulejo com mais densidade e durabilidade do que a cerâmica.