Resposta. A água dos mares,rios e oceanos sobem até a atmosfera. esse processo chama-se EVAPORAÇÃO. quando a água está na atmosfera,ocorre o processo chamado CONDENSAÇÃO,ou seja,a água em vapor (GASOSO) se transforma em água (LIQUIDO).
O vapor de água na atmosfera arrefece e condensa-se, isto é, transforma-se em pequenas gotas de água, formando as núvens. Depois a água volta novamente à superfície terrestre sob a forma de precipitação - chuva, neve ou granizo. ... A água absorvida pelo solo passa para as plantas, que a absorvem pelas raízes.
A energia do sol é o grande impulsionador do ciclo da água. Ao fornecer luz e calor ao planeta Terra, a energia solar aquece a água e evapora parte dela. Esse ciclo está presente, principalmente, na superfície de lagos, rios, oceanos, folhagens das plantas, além do corpo de pessoas e animais.
Resposta: A energia do sol é a grande propulsora do ciclo da água. Ao prover luz e calor ao planeta Terra, a energia solar aquece e evapora parte da água que está presente na superfície de rios, lagos, oceanos, folhagens das plantas e do corpo de pessoas e animais.
De acordo com o trabalho, o aumento das temperaturas pode provocar perdas nas safras de grãos no valor de R$ 7,4 bilhões já em 2020 – quebra que pode saltar para R$ 14 bilhões em 2070 – e alterar profundamente a geografia da produção agrícola no Brasil. ... “O país está vulnerável.
A agricultura é uma atividade altamente dependente de fatores climáticos, por isso a mudança no clima pode afetar a produção agrícola de várias formas: mudança na severidade de eventos extremos, no número de graus-dia de crescimento devido as alterações na temperatura do ar, modificação na ocorrência.
O ciclo da água é o movimento que ela faz na natureza. Este movimento é infinito e circular. Ele ocorre através do processo de evaporação das águas da superfície (rios, lagos, oceanos, etc) do planeta Terra e também pela transpiração dos seres vivos.
Assim, o ciclo acontece quando o nitrogênio gasoso, presente na atmosfera, é transformado, beneficiando as plantas com nitrato e amônia e os animais, com aminoácidos. O Ciclo do Nitrogênio é, portanto, um ciclo biogeoquímico que comporta todas as transformações sofridas por esse elemento na dinâmica mineral e orgânica.
O ciclo do carbono envolve o ciclo geológico e o ciclo biológico. Entre os processos realizados pelos seres vivos, que são essenciais para o ciclo do carbono, estão a fotossíntese, respiração e decomposição. O efeito estufa é fundamental para o desenvolvimento de vida no planeta.
As bactérias do gênero Rhizobium, por exemplo, são importantes nesse ciclo, uma vez que vivem associadas às plantas leguminosas, ajudando na fixação do nitrogênio. Além das bactérias do gênero Rhizobium, as bactérias dos gêneros Azotobacter e Clostridium e certas cianobactérias são capazes de fazer a fixação.