Quem vai ao vento, perde o assento. Quem vai à ribeira, perde a cadeira.
As Parlendas são rimas infantis que divertem as crianças, ao mesmo tempo que trabalham com a memorização e a fixação de alguns conceitos. Segundo estudiosos, as parlendas servem como sistemas educativos que fazem parte da literatura popular oral e do folclore brasileiro.
Exemplos de trava-línguas
A adivinha é um gênero cujo objetivo é desafiar, brincar, tentar descobrir. Por isso, propomos o jogo das adivinhas para contribuir com o processo de alfabetização. A interação nesse tipo de atividade é muito importante, pois as crianças podem conversar sobre o sentido das palavras e as possíveis respostas.
As adivinhas ou adivinhações começam tradicionalmente com a pergunta "o que é, o que é...?". Elas fazem parte da literatura popular e das brincadeiras folclóricas. Em sua estrutura é feita uma pergunta e, geralmente, as respostas são engraçadas e algumas até bem difíceis.
Resposta. Resposta: Explicação: E a reticências o resultado da charada.
1. O que é, o que é: tem dentes, mas nunca come e mesmo sem ter dinheiro, dá comida a quem tem fome? O garfo.
QUANTO MAIS CRESCE, MAIS BAIXO FICA. RESPOSTA: RABO DE CAVALO.
Resposta: Pode ser sombra ou escuridão. Explicação: Quando a gente anda a nossa sombra começa a crescer, quando se tem a escuridão por perto ela sempre crescer.
O que é que nasce grande e morre pequeno? Resposta: O lápis.
Você pode pegar, mas não pode jogar. Resposta: resfriado.
Por onde o meu corpo passa, deixo um frio de prata. Qual é o animal que tem sela e não se pode sentar? Canta quando amanhece e volta a cantar quando o dia desaparece.
O que uma impressora disse para a outra? -É impressão minha ou essa folha é sua?
O que é que quanto mais cresce, mais baixo fica? Resposta: o rabo do cavalo.