Processo estiloide é projeção óssea fina que se estende a partir da superfície inferior do osso temporal, medial e anteriormente ao forame estilomastóideo.
O prolongamento do processo estiloide do osso temporal e/ou calcificação do ligamento estilo-hioideo consiste em uma das alterações que mais afeta o aparelho hioideo, podendo estar relacionada à Síndrome de Eagle, quando o paciente apresenta sintomas clínicos, além das alterações estruturais.
O meato acústico interno é fechado lateralmente por uma fina lâmina óssea perfurada que o separa da orelha interna. Através dessa lâmina passam o nervo facial (par VII), ramos do nervo vestibulococlear (par VIII) e vasos sanguíneos.
O pavilhão auditivo, o meato acústico externo e a membrana timpânica são as estruturas que compõem o ouvido externo (orelha externa), cuja única função é conduzir as ondas sonoras para o ouvido médio (orelha média) depois de transformá-las em pressão acústica.
O Temporal articula-se com 5 ossos: Occipital, Parietal, Zigomático, Esfenoide e Mandíbula.
O osso hioide é um osso em forma de U que não se articula com nenhum outro osso, se localiza na parte anterior do pescoço e participa em funções importantes como deglutição, fala, mastigação e respiração. Para se manter estável, o osso hioide está suspenso por ligamentos, fascias e músculos.
Significado de Têmporas substantivo feminino plural [Anatomia] Conjunto das partes situadas na região lateral da cabeça, entre o olhos e as orelhas; fonte. [Religião] Três dias de jejum que, segundo o catolicismo, são feitos em cada uma das estações do ano e que as simbolizam.
Têmpora é um medicamento anticonvulsivante, com múltiplos mecanismos de ação, eficaz no tratamento da epilepsia e na profilaxia da enxaqueca. O topiramato influencia vários processos químicos no cérebro, reduzindo a hiperexcitabilidade de células nervosas, que pode causar crises epilépticas e crises de enxaqueca.
O osso etmoide é um osso único e poroso que forma a área média do viscerocrânio e constitui a região médio facial do crânio. Ele contribui para o os limites da órbita, da cavidade nasal, do septo nasal e do assoalho da fossa craniana anterior.
A crista etmoidal ou apófise da "crista gali" encontra-se na zona superior e está em contacto com o osso frontal, estando portanto na zona da cavidade craniana. A lâmina perpendicular encontra-se na zona inferior, apresentando duas faces laterais que contribuem para a formação da parede medial da cavidade nasal.
Descrição: A espinha nasal anterior é uma saliência óssea pontiaguda da maxila localizada na porção ântero- inferior da cavidade nasal. Aspecto radiográfico: A espinha nasal anterior apresenta-se como uma área radiopaca em forma de “V”, localizada acima dos ápices dos incisivos centrais superiores.
Os orifícios da lâmina crivosa ou cribriforme do etmóide transmitem os pequenos ramos do nervo olfatório no seu trajeto entre a mucosa nasal e o bulbo olfatório.
Ele contribuiu anteriormente ele contribui na formação da cavidade nasal, e lateralmente ele forma a parede medial do canal óptico. Superiormente o osso forma a sela túrcica, a fossa hipofisária e o dorso da sela.
Fissura orbitária superior - Nervos oculomotor (III), troclear (IV) abducente (VI) e ramo oftálmico do trigêmeo (V¹),artéria oftálmica e veia oftálmica. Fissura orbitária inferior - nervo maxilar (segunda divisão do nervo trigêmeo), artéria infraorbital e veio infraorbital.
A caixa craniana é constituída principalmente por ossos ou placas de cartilagem achatadas, formando uma cavidade onde ficam alojados o cérebro e alguns dos órgãos dos sentidos – a vista, o olfato e o ouvido. Pode-se imaginar a sua importância por desempenhar a função de proteger estruturas tão nobres./span>
Nos animais vertebrados — entre eles os seres humanos —, o crânio forma a parte dura da cabeça. Ele faz parte do esqueleto, e sua função é envolver e proteger o cérebro.
A calvária é a parte superior do crânio e é formada pelos ossos: Frontal, Occipital, e Parietais. A base do crânio forma o assoalho da cavidade craniana e pode ser dividida em três fossas ou andares: Os ossos que o compõe são: Frontal, Occipital, Esfenóide, Etmóide (ímpares)*, Parietal e Temporal (pares)*.
É constituído principalmente por ossos e placas de cartilagem achatadas, formando uma cavidade onde ficam alojados o cérebro e vários órgãos dos sentidos - a visão, o olfato e o ouvido. Do neurocrânio fazem parte a calota craniana (ou calvária) e a base do crânio.
A prática anterior era guardar a calota craniana no abdômen do paciente, o que levava ao aumento do risco de infecções. “Com a captação, poderemos diminuir o risco de infecções e o tempo de cirurgia, já que não há a necessidade de realizar uma cirurgia para a guarda da calota no abdômen, como antigamente”, afirma./span>
A estrutura craniana é formada por 22 ossos, sendo oito deles da caixa craniana e 14 da face./span>
O crânio apresenta ainda as fossas cranianas, que estão descritas no quadro abaixo. Composta pelos ossos frontal, esfenoide e etmoide. Formada pelos ossos esfenoide e temporal. Composta pelos ossos temporal e occipital.
O Tórax é formado por 44 ossos sendo 24 costelas, 12 vértebras torácicas, 7 vértebras cervicais e 1 esterno./span>
Na cabeça:
As articulações do crânio são de três tipos: as suturas, que são as mais comuns, a sincondrose craniana e a diartrose do tipo condilar que se faz entre a fossa mandibular do osso temporal e o côndilo da mandíbula.
São curtos, largos, espessos e cubóides. Encontrados apenas nos carpos (mão) e tarsos (pé). Ossos laminar ou plano possuem comprimento e largura iguais em relação à espessura. Geralmente apresentam funções de proteção, como os ossos do crânio (frontal, parietal e occipital) que protegem o encéfalo e outros./span>
Além da mandíbula , os demais ossos do viscerocrânio são : duas maxilas , dois zigomáticos, dois palatinos , dois nasais, duas conchas nasais inferiores, dois ossos lacrimais, um vômer .
O viscerocrânio (ou esplancnocrânio) é uma das duas áreas que constituem o crânio. Ela está situada anteriormente ao neurocrânio, que a envolve parcialmente em sua porção posterior, tanto acima quanto abaixo.