EQST

Como Contabilizar O Desconto Incondicional?

Como contabilizar o desconto incondicional?

No registro contábil os descontos concedidos incondicionalmente são registrados como dedução da receita bruta, logo no inicio da DRE (resultado do exercício). A empresa que obteve o referido desconto registrará este como uma receita financeira.

Como contabilizar uma nota fiscal com desconto?

Descontos ou abatimentos incondicionais são as parcelas redutoras do preço do fato e não dependem, para sua concessão, de evento posterior à emissão desses documentos. Desta maneira, você pode contabilizar o valor líquido da nota (a) ou então, ou após o lançamento, estornar da despesa o valor do desconto (b).

Como fazer o desconto na nota fiscal eletrônica?

Certo, 3 produtos e 25% de desconto para o cliente que comprar, mas como a loja vai fazer a aplicação desse desconto na nota fiscal? Simples: para que o cálculo seja feito da forma correta, é necessário dividir a porcentagem, que no caso é 25%, pelas 3 mercadorias e aí então adicionar o valor do campo de cada uma.

Qual é a diferença entre abatimento e desconto?

Qualquer redução de valor que ocorra antes da emissão da nota fiscal da operação de venda é desconto. Já após a sua emissão é abatimento. Em ambos os casos, é comercial e incondicional pois não existe em nenhuma das situações, condições temporais expostas (Prazo antes ou depois do vencimento).

O que é valor de abatimento boleto?

Abatimento: Trata-se de concessão que independe do vencimento do título, ou seja, mesmo vencido, o caixa deverá receber o boleto com o valor principal subtraído do valor do abatimento.

Como pagar um boleto com desconto?

E então vá na aba Juros/Multas/Descontos. Insira o valor do desconto no campo Desconto até o vencimento, o valor pode ser inserido em R$ ou em %, valor este que será aplicado sobre o valor total do boleto. (Gateways de pagamento não aceita % de desconto, ex: Gerencianet, Boleto Fácil, Wide Pay).

O que é abatimento financeiro?

O abatimento é considerado uma redução no preço da mercadoria, devendo ser registrado como ajuste do custo do estoque, na compradora, e como redutora da receita bruta, na vendedora. Subconta de Despesas Financeiras que registra os descontos concedidos a clientes por pagamentos antecipados de duplicatas ou títulos.

O que é um abatimento de dívida?

Pagamento com abatimento (desconto) – Ao usar a segunda opção o cliente ganha um superdesconto para negociar a dívida, podendo chegar a até 90%, porém, fica com uma restrição no Banco do Brasil, o que impede de adquirir novos produtos ou serviços.

O que é o desconto obtido e qual a sua natureza?

A empresa que pagar antecipadamente a duplicata e, por conta disso, beneficiar-se de desconto financeiro deve registrá-lo como “Desconto Obtido”, em conta do subgrupo de “Receitas Financeiras”, que pode intitular-se “Descontos Financeiros Obtidos”, dentro do grupo de “Despesas Financeiras Líquidas”.

O que é receita de juros?

1) Os juros recebidos, os descontos obtidos, o lucro na operação de reporte, o prêmio de resgate de títulos ou debêntures e os rendimentos nominais relativos a aplicações financeiras de renda fixa, auferidos pela empresa no período de apuração, compõem as receitas financeiras e como tal deverão ser incluídas no lucro ...

Como lançar na contabilidade desconto de duplicatas?

Os valores de face das duplicatas descontados são registrados numa conta redutora do ativo circulante, logo após a conta “duplicatas a receber”. Esta conta recebe o nome de “duplicatas descontadas”, tendo saldo credor.

O que é operação de desconto de duplicata?

Uma das estratégias financeiras muito utilizada pelas empresas é o desconto de duplicatas. Essa operação é um adiantamento de capital, feita pelo banco, sobre valores de títulos, como duplicatas e notas promissórias.

É adequado classificar duplicatas descontadas como ativo circulante?

A classificação da conta “Duplicatas Descontadas” sofreu alteração após a Lei Antes era classificada como Retificadora das contas “Duplicatas a Receber” do Ativo Circulante. Agora é classificada no Passivo Exigível, visto que se trata de verdadeiro financiamento bancário.

Como contabilizar os rendimentos de aplicação financeira?

Nas aplicações com prazo superior a um mês, efetua-se o registro dos rendimentos por partidas mensais. Já nas aplicações de curto prazo, em que o resgate e a aplicação ocorrem dentro do mesmo mês, o registro do rendimento será feito por ocasião do resgate.

Como lançar IR sobre aplicação financeira na contabilidade?

O Imposto de Renda Retido na Fonte (IRF) sobre rendimentos de aplicação financeira, quando compensável com o imposto devido pela empresa, deve ser registrado em conta do subgrupo de impostos a recuperar no ativo circulante.

Como conciliar aplicação financeira?

Durante a conciliação da Conta Corrente, basta confirmar a transferência entre contas clicando no botão verde Conciliar. O lançamento pode ser negativo ou positivo, ou seja, uma aplicação ou um resgate. Depois do cadastro, seu investimento aparecerá nos relatórios e no Financeiro.