Como os sintomas da costocondrite são semelhantes a de problemas cardíacos é comum a pessoa se consultar primeiro com um cardiologista e após não ser constatada nenhuma complicação cardíaca, o paciente é encaminhado para o ortopedista. Estar preparado para a consulta pode facilitar o diagnóstico e otimizar o tempo.
O osso esterno é um osso formado por três partes, alongado e chato, que se situa na frente do tórax, ao centro do peito, e, juntamente com as costelas, protege o coração, os pulmões e alguns dos nossos principais vasos sanguíneos.
Tratamento. O tratamento para Costocondrite é feito a partir do repouso, evitar realizar movimentos que aumentam a dor e aplicar compressas de água quente. Porém, em certos casos o médico pode indicar a prática de alongamentos suaves que servem para aliviar os sintomas.
Angina do peito ou infarto A dificuldade na irrigação sanguínea altera o funcionamento do coração, provocando uma dor no centro do peito que, na maioria dos casos, é descrita como um aperto, uma pressão, um desconforto, um ardor ou uma sensação de choque.
O que causa a osteocondrite ou osteocondrose? A causa da osteocondrite dissecante é muitas vezes desconhecida. Teorias incluem lesões recorrentes leves (ex. esportes de impacto) ou perturbações do crescimento causas por atividades esportivas de impacto em crianças durante o crescimento.
O tratamento conservador, mais simples, também é feito com o auxílio de muletas, imobilizadores e fisioterapia. Para casos mais complexos existem cirurgias, sendo que o procedimento cirúrgico mais comum é a artroscopia. Os especialistas realizam incisões na parte afetada para remover a cartilagem que está solta.
Osteocondroses são desarranjos não infecciosos e não inflamatórios do crescimento ósseo em vários centros de ossificação. Eles ocorrem durante o período de maior atividade de desenvolvimento e afetam as epífises.
Designação genérica dada às doenças dos ossos e das cartilagens.
Introdução. A doença óssea de Paget, também conhecida como osteíte deformante, é um distúrbio comum caracterizado por áreas focais de atividade de remodelação óssea, levando à desorganização da estrutura óssea, afetando um ou mais ossos ao longo de todo o esqueleto.
A osteocondrite dissecante (OCD) é um processo patológico que atinge o osso subcondral do joelho em criança e adolescente (OCDJ) e adultos jovens (OCDA) com efeitos secundários sobre a cartilagem articular com dor, edema, possível formação de corpos livres e sintomas mecânicos, inclusive bloqueio articular.
A osteonecrose (ON) asséptica ou avascular do joelho significa infarto ósseo resultante provavelmente de isquemia (34) , localizando-se mais frequentemente no côndilo femoral medial, mas também podendo afetar o lateral e, com menor freqüência, o planalto tibial (5,20) .
Caroço no joelho pode ser um cisto sinovial ou cisto de Baker. Uma condição bem comum, caracterizada por um caroço no joelho, é o cisto sinovial, também conhecido como cisto de Baker. Esse tipo de cisto aparece na parte de trás do joelho, como um caroço mole.
A perna é composta por 2 ossos: a tíbia, que fica na parte de dentro da perna e a fíbula, que fica do lado de fora. Na tíbia existe uma área chamada tuberosidade, que está localizada aproximadamente 2 cm abaixo da patela e é, exatamente, neste ponto onde o tendão patelar se insere.
A tendinite patelar é uma síndrome gerada pelo excesso de treinos, muitas vezes além do limite de elasticidade e resistência do tendão. A dor se localiza na inserção do quadríceps (acima da patela), no corpo do tendão ou na tuberosidade da tíbia (abaixo do joelho).
Ronaldo rompeu o tendão patelar do joelho direito. Em tempos de páscoa, pode-se dizer que começava ali, no lendário Estádio Olímpico, um calvário na vida do jogador de 23 anos eleito três vezes melhor do mundo até então — duas delas antes da lesão mais grave da carreira.
A Síndrome Osgood-Schlatter (também conhecida como Síndrome da tração do tubérculo tibial apofisárias ou apofisite da tuberosidade tibial anterior) é uma irritação da cartilagem de crescimento pelo tracionamento excessivo do tendão patelar na sobre a tuberosidade tibial anterior (TAT) do joelho que, tipicamente ocorre ...
Síndrome de Osgood-Schlatter. Radiografia lateral do joelho demonstrando fragmentação da tuberosidade da tíbia, com o tecido superabundante. A síndrome Osgood-Schlatter (OS) é uma doença osteo-muscular que ocorre na adolescência, conhecida também como osteocondrite do tubérculo tibial.