Não, os treineiros só podem utilizar seu resultado para autoavaliação de conhecimento. Mesmo que o candidato tenha atingido uma pontuação necessária para utilizar nos programas do governo como Sisu, FIES, ProUni ou para ingressar em uma faculdade, o estudante não poderá utilizar sua nota.
Veja detalhadamente quem pode solicitar a isenção do Enem 2020: Alunos que estejam cursando o terceiro ano do ensino médio em escolas públicas. Alunos de escolas públicas ou bolsistas integrais de escolas particulares que comprovem renda mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa.
Pode participar do Enem qualquer estudante que esteja matriculado no ensino médio. No entanto, os estudantes menores de 18 anos e que ainda não estão no último ano do ensino médio devem participar do exame na condição de treineiro.
O resultado do Enem para treineiros só é usado para testar as habilidades e se preparar para quando chegar a hora do “pra valer”, ou seja, mesmo se atingir a pontuação necessária, não poderão utilizá-la para participar de programas como Prouni, Sisu e Fies.
Sim, é obrigatório ter feito o Enem para pedir o FIES. Desde 2015, quando se tornou um processo seletivo, o FIES passou a exigir que o candidato tenha feito o Enem, com desempenho de pelo menos 450 pontos na média das provas e nota acima de zero na redação.
Assim como nas demais seletivas para acesso ao ensino superior, o participante “treineiro” não poderá utilizar o seu resultado individual para aplicar a uma vaga na faculdade por meio do Prouni 2021.
Podem se candidatar ao Fies os alunos regularmente matriculados em cursos superiores de graduação não gratuitos, oferecidos por instituições que tenham aderido ao processo seletivo e que tenham obtido avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação.
Não poderão se candidatar ao processo seletivo do Fies os alunos:
A inscrição para o FIES deve ser realizada por meio do site oficial do FIES Seleção. Para se inscrever, o candidato deverá informar o CPF, data de nascimento e um endereço de e-mail válido.
A resposta mais rápida para essa pergunta é: depende. A segunda mais rápida é: entre 450 e 850 pontos na média das provas. E a mais completa é: tudo depende do curso, faculdade e turno de estudos que você escolher.
1- Acesse o site e informe todos os dados solicitados;
Para participar do Fies 2021, é necessário ter uma nota média no Enem acima de 450 pontos. O candidato também não pode zerar na redação. O programa também tem uma extensa burocracia envolvendo a comprovação de renda da família do candidato. A classificação no Fies não garante a vaga.
Veja abaixo as datas do Fies 2021 atualizadas: Divulgação do resultado da pré-seleção: 3 de fevereiro de 2021; Complementação de inscrição: 4 a 8 de fevereiro de 2021; Convocação por meio da Lista de Espera: 4 de fevereiro a 18 de março de 2021.
O Ministério da Educação (MEC) mudou as regras para o preenchimento de vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), a partir do segundo semestre de 2021. A classificação pela ordem de inscrição será substituída pela aprovação via Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Quem acompanhou os editais do Novo FIES percebeu algumas mudanças nas normas para solicitar o crédito estudantil pelo fundo de financiamento do governo....Confira as principais diferenças entre FIES e P-FIES.
Que horas sai o resultado do Fies? A hora exata para que o resultado do Fies 2021 seja divulgado ainda não foi revelada. Em alguns anos, a lista dos convocados saiu próximo às 10h, em outros perto das 14h. Contudo, o MEC garante que hoje o resultado vai ser publicado.
As inscrições para o FIES ocorrem duas vezes ao ano. No segundo semestre, a abertura costuma ser em julho, logo após a divulgação do resultado do Programa Universidade para Todos (ProUni). Mas atenção: o período disponível para se inscrever geralmente é curto ? quatro dias corridos.
Já o semestre 2021/2 vai de 3 de novembro de 2021 a 26 de março de 2022. E as aulas do primeiro semestre letivo de 2022 terão início no dia 25 de abril de 2022.
As aulas presenciais só terão início em maio de 2021, mês que representa o início do ano letivo de 2021 no estado. A rede pública estadual retomará as aulas presenciais a partir de 1º de março.
Nestes casos, 2020.