As entidades geográficas ou elementos são o conjunto de itens que constituem uma layer do mapa. Cada entidade geográfica tem um conjunto de atributos de informação. Por exemplo, se tomarmos em consideração a layer Parcela, que mostra as diferentes propriedades de terreno, cada parcela é uma entidade geográfica.
Órgão é uma unidade do Poder Executivo Federal (como ministério, secretaria ou entidade) responsável pela execução de políticas públicas e/ou pela administração do Estado.
No campo da Umbanda e religiões afro-brasileiras, uma entidade é um espírito que atingiu uma certa evolução espiritual e que tem permissão para se comunicar com os seres humanos através de médiuns, exercendo o papel de conselheiro e orientador.
Divindades e entidades São eles: Oxalá, Oxum, Oxóssi, Xangô, Ogum, Obaluaiê, Yemanjá, Oyá, Oxumaré, Obá, Egunitá, Yansã, Nanã e Omolu.
Já as entidades conhecidas como Kiumbas (ou Exus não batizados), representam o mal e são moralmente inferiores a qualquer outra entidade. ... Seriam os bandidos do plano astral, na qual essas religiões se fundamentam.
A melhor forma de conhecer as entidades que nos acompanham, é perguntando para ela mesma. Não existe nada melhor do que a própria entidade incorporada dizer seu nome, realmente mostrar sua identidade, dizer o que gosta e o que não gosta, que tipo de bebida costuma beber e quais suas preferências para ser agradado (a).
Olocum – Wikipédia, a enciclopédia livre.
Os guias da Umbanda são espíritos de antepassados, invocados nos cultos coletivos, que às vezes incorporam nas pessoas involuntariamente. Não há um número definitivo de guias, mas eles obedecem à categorias que preservam certas características de personalidade.
Na esquerda podemos citar os Exus, Exus-Mirins e Pombajiras. Contudo ainda existem certas linhas de trabalho que parecem se adaptar a tudo, como os malandros (pernambucanos), ciganos, boiadeiros e até alguns intermediários de Ogum.
Os umbandistas, em seus rituais, tocam batuques e cantam cânticos sagrados em português, além de receberem incorporações (por meio dos médiuns) das entidades, que têm o poder de curar, aconselhar, avaliar e modificar a vida das pessoas.
Preto velho ou Pretos-velhos são uma linha de trabalho de entidades de umbanda. São espíritos que se apresentam sob o arquétipo de velhos africanos que viveram nas senzalas, majoritariamente como escravos que morreram no tronco ou de velhice, e que adoram contar as histórias do tempo do cativeiro.
Preto-velho é o espírito de um escravo de origem africana, que procura repartir com as pessoas encarnadas na Terra a sua sabedoria, a sua experiência de vida.
É uma entidade do candomblé e da umbanda, representada por uma mulher sensual, independente e dominadora, incorporada por um ou uma médium. ... A pombagira surgiu no início do século 20, simbolizando uma mulher liberada da submissão e do recato impostos ao sexo feminino por uma sociedade machista e patriarcal.
As fontes relativas aos pretos-velhos nos colocam um outro tipo de problemática quanto à origem da fala. As amostras de fala dos espíritos são exemplos do seu comportamento lingüístico usual no contato com os participantes das cerimônias. Ou seja, os es- píritos falam; são, portanto, donos do seu discurso.