Somente um médico pode avaliar o problema para determinar a causa. O médico otorrinolaringologista é o especialista que tem um treinamento especial para cuidar de problemas relacionados ao nervo facial.
As circunstâncias que causam a paralisia directamente induzindo a fraqueza de músculo incluem: Doenças congenitais, na maior parte genéticas, que causam o prejuízo do músculo, tal como a distrofia muscular. Condições inflamatórios ou auto-imunes da inflamação do músculo, tais como o dermatomyositis e o polymyositis.
Embora seja a causa mais comum da paralisia durante o sono, não é a única. A ansiedade, o estresse, a depressão, a bipolaridade, entre outros transtornos mentais (confira abaixo um conteúdo completo sobre eles!), também podem acarretar esta condição.
A paralisia do sono ocorre quando o cérebro acorda de um estado REM, mas a paralisia corporal persiste. Isto deixa a pessoa temporariamente incapaz de se mover. Além disso, o estado pode ser acompanhado por alucinações hipnagógicas. Com frequência, a paralisia do sono é vista pela pessoa como nada mais do que um sonho.
Existem diversas manifestações culturais em muitos países diferentes que tratam do fenômeno da paralisia do sono, havendo até uma representação em nosso folclore, uma criatura chamada Pisadeira. Na cultura Hmong, é descrita uma experiência chamada dab tsogou ou “demônio apertador”.