Essa técnica promete manter a madeira intacta e protegida de cupins e outros insetos por pelo menos 100 anos. No Japão essa técnica era mais utilizada na ilha de Naoshima pois as casas dos pescadores estavam sempre sofrendo com as intempéries e as agressões do sal do mar.
Alinhe-a com as caixas desenhadas e cole-a com fita para mantê-la no lugar ao escrever. Trace os contornos de cada palavra no estêncil com um lápis. Pressione a ponta do lápis no papel e trace as linhas, concentrando-se apenas nos contornos de cada letra. Pressione com força para que os traços apareçam na madeira.
Faça ou imprima um rascunho da gravura. Coloque o papel grafite sobre a madeira, com a face para baixo, prenda-o na madeira com um pedaço de fita adesiva e coloque o rascunho sobre o papel grafite. Com um lápis 2B, risque sobre o rascunho, colocando um pouco de pressão, mas mantendo a constância.
A forma mais fácil de colocar seu modelo na madeira e desenhá-lo diretamente com lápis. Isso pode ser feito à mão livre ou com uso de um gabarito ou estêncil, caso prefira seguir um modelo com mais precisão. Também é possível fazer as letras à mão livre com o pirógrafo.
Passo a Passo Limpe a peça para tirar o pó. 2 – A peça com corte a laser tem as laterais mais escuras, por isso comece a pintura por essa parte. 3 – Depois de pintar as laterais é hora de pintar a frente da palavra com um pincel, não se preocupe com a textura da tinta, isso vai ser resolvido nos próximos passos.
A palavra tábua tem sua origem na palavra em latim tabula, devendo assim ser escrita com u, não com o. É uma palavra graficamente acentuada na sílaba tônica tá. Fique sabendo mais! As palavras tabua e taboa existem.
Saiba mais
Coloque o desenho virado para baixo na caixa e pontilhe em volta dele com lápis, deixando um dedo de espaço. 3) Faça uma mistura de cola branca e verniz acrílico (1 medida de cola para 2 de verniz acrílico). Misture e passe na caixa com um pincel macio (dentro do contorno feito) e na parte da frente do desenho.
Pode ser usado qualquer adesivo (glossy adesivo é o melhor). As placas de MDF são lisas e deve dar boa aderência, porém elas não devem estar pintadas ou envernizadas, isso pode atrapalhar a colagem. Você pode aplicar laminação a quente (BOPP) para proteger a impressão usando uma termolaminadora.
Como Fazer
Comece a grudar a ponta exposta do adesivo no móvel e vá alisando com a espátula, à medida em que você retirando o papel de baixo com a outra mão. Se ficar alguma bolha, retire parte do que você já colou e recoloque, sempre alisando com a espátula.
Como fazer placas MDF decorativas – passo a passo
Na tampa, aplique duas demãos de Base para Artesanato e nas bordas aplique Cola Permanente e aguarde secagem. Passe com o ferro em temperatura baixa o guardanapo. Recorte um quadrado maior que a tampa e faça um craquelado no verso do guardanapo. Aplique uma demão de Verniz Base e após a secagem aplique o Craquelador.
Acetato de Polivinil
Com um pincel, espalhe cola branca comum ou cola específica para Decoupage sobre a superfície. Use uma camada fina de cola. 6. Aplique uma fina camada da mesma cola na parte traseira do papel a se colado na superfície.
A melhor forma de fazer a fixação sem fazer furos no painel de MDF é utilizar o suporte conhecido no ramo da marcenaria como mão amiga. Ela nada mais é do que um conjunto de lâminas de madeira parafusadas diretamente na parede, em uma posição que permita o encaixe perfeito da peça principal.