Dom Casmurro teve sua primeira edição lançada em 1900. No livro, Bento Santiago acredita ter sido traído pela mulher, Capitu, e pelo melhor amigo, Escobar. Com a morte dos dois, ele decide contar sua história em um livro para se livrar dos fantasmas de uma história de amor que teve um final trágico.
Por que Bentinho acha que Capitu o traiu? ... Um dos motivos mais fortes que levaram Bentinho a se afastar de Capitu foi o fato de ele achar que seu filho, Ezequiel, fosse, na verdade, filho de seu amigo, Escobar, em virtude de uma semelhança na aparência e nos modos de agir.
Uma certa noite Bentinho foi ao teatro e Capitu não quis acompanha-lo por dizer estar indisposta. Mas quando Bentinho retornou a sua residência, viu que Escobar esteve lá na sua ausência. Outro ponto que deixou Bentinho desconfiado, foi que o filho que ele teve com Capitu tem uma semelhança enorme com o Escobar.
Bento lhe contou sobre o seu juramento e Escobar lhe contou que também não seria padre, amava o comércio. ... Glória queria que Bento voltasse. Muitos planos para o abandono da promessa vieram, por fim ela tomou um orfão e esse foi encaminhado ao seminário, Bentinho aos vinte e dois anos era bacharel em Direito.
Inteligente, prática, de personalidade forte e marcante (ela era muito mais mulher do que Bentinho, homem), Capitu acaba se tomando a dona do romance: forma, inicialmente, com o narrador, um “duo terníssimo” e, depois, possa a constituir o centro do drama do protagonista masculino, com a entrada em cena de Escobar (“ ...
Maria Capitolina Santiago (Capitu, como é conhecida) é uma personagem do livro Dom Casmurro de Machado de Assis (1839-1908), publicado em 1899. Capitu é a personagem mais discutida, a mais famosa de Machado. O escritor deixa o leitor numa eterna dúvida sobre o adultério da esposa de Bentinho.
O autor-narrador, e também personagem, nos deixa o maior mistério de um romance brasileiro: a traição de Capitu. ... Machado de Assis consegue envolver o leitor na trama, e inclusive seduzi-lo a gostar da personalidade e da sensualidade de Capitu que até o final nega o fato da traição.
Segundo José Dias, Capitu possuía “olhos de cigana oblíqua e dissimulada”, mas para Bentinho os olhos pareciam “olhos de ressaca”; “Traziam não sei que fluido misterioso e energético, uma força que arrastava para dentro, com a vaga que se retira da praia, nos dias de ressaca”.
CAPITU, por sua vez, é hipocorístico de Capitolina, forma feminina de Capitolino, do latim Capitolium, "relativa a Capitólio". ... A forma latina Capitolium, por sua vez, provém de caput, "cabeça". Daí, considerar-se a base substantiva de formação do nome do personagem em questão e, desse modo, seu papel de determinado.
O narrador caracteriza os olhos de Capitu como "olhos de ressaca" porque assim como a ressaca do mar, os olhos de Capitu têm o poder de atrair e arrastar o que encontrar. ... Para o narrador, Capitu tinha os olhos como estas ondas, que são profundas, altas e ameaçadoras, levando consigo tudo que estiver em seu caminho.
No livro “Dom Casmurro”, de Machado de Assis, quando Escobar morre, Capitu fica muito estranha aos olhos de Bentinho, num dado momento, o narrador diz “que notou que a mulher estava com os olhos fixos no cadáver de Escobar, como se fosse uma viúva, sem choro e lamentações”.
Capitu era misteriosa, enigmática - tanto que é que o livro foi escrito de modo a deixar tanto o leitor quanto os personagens da história em dúvida sobre seu caráter. Por isso José Dias diz que os olhos dela eram oblíquos, dissimulados, e isso é uma metáfora para dizer que: a moça esconde o que ela verdadeiramente é.
Ele tenta convencer bentinho a não desistir de ir para o seminário, dizendo que Capitu tinha olhos oblíquos, ou seja, um olhar dissimulado, que fingia, e, por isso mesmo, não era confiável. Ele chega a falar que foi o diabo quem deu a Capitu esses olhos dissimulados.
Resposta. a) Em sua obra, Machado de Assis trabalha o olhar de Capitu de forma subjetiva, olhais de cigana oblíqua e dissimulada, quer dizer que Capitu tinha um olhar sagaz, de quem faria o que fosse necessário para ter o que quer.
Deixe ver os olhos, Capitu. Tinha-me lembrado a definição que José Dias dera deles, «olhos de cigana oblíqua e dissimulada. Eu não sabia o que era oblíqua, mas dissimulada sabia, e queria ver se podiam chamar assim. Capitu deixou-se fitar e examinar.
Machado de Assis em Dom Casmurro, define os olhos de Capitu, numa "retórica de namorado", Olhos de Ressaca. Olhos que arrasta tudo para dentro de si. Exemplo de uso da palavra Olhos de ressaca: "José Dias dera deles, olhos de cigana oblíqua e dissimulada".
Machado de Assis cravou essa dúvida na cabeça de leitores no mundo inteiro. Dom Casmurro narra a história de Bentinho, apaixonado desde a infância pela amiga Capitu (famosa pelos “olhos de cigana oblíqua e dissimulada”).
substantivo masculino Pessoa que oculta seus reais sentimentos ou intenções; fingido, falso, hipócrita: pessoa dissimulada. adjetivo Que está escondido; não aparente; encoberto, oculto. Etimologia (origem da palavra dissimulado).
Bentinho
Resposta. Explicação: A partir dessa metáfora, olhos de ressaca, Bentinho para contar sua vida em diferentes momentos, como na morte de Escobar, em que ele diz que os olhos de Capitu eram grandes e abertos, assim como o mar que havia tragado seu amigo.
Continuaríamos perguntando como tolos, e ele nos responderia: ora, verde como os olhos de Capitu…
[Por Extensão] Que não se apresenta de maneira reta; torto, tortuoso. Que não possui o mesmo sentido ou não segue uma linha reta; indireto. [Figurado] Cujo caráter demonstra dissimulação, ausência de franqueza, desonestidade; ardiloso, malicioso: conduta oblíqua.
Bentinho buscava casar-se com Capitu, e seus planos para não entrar para o seminário de padres eram sempre armados por Capitu. E é em decorrência deste fato que Bentinho lembra-se de olhar para seus olhos.
Resposta. Formular melhor as características da personagem e ajudar o leitor a entender os comportamentos e entender Capitu.
Verificado por especialistas a) Qual seria a primeira leitura (a favor de Capitu)? A primeira leitura sugere que Capitu está, de fato, insistindo que Bentinho não vá para o seminário, que não se torne padre, para que, assim, os dois possam ficar juntos.
Tinha-me lembrado a definição que José Dias dera deles, “olhos de cigana oblíqua e dissimulada”. Eu não sabia o que era oblíqua, mas dissimulada sabia, e queria ver se se podiam chamar assim. Capitu deixou-se fitar e examinar.