Na sociologia, a Escola de Chicago refere-se à primeira importante tentativa de estudo dos centros urbanos combinando conceitos teóricos e pesquisa de campo de caráter etnográfico. ... A Escola de Chicago inicia um processo que aborda os estudos em antropologia urbana, em que o "outro" torna-se o "próximo".
Resposta: A Escola Sociológica de Chicago, ou Escola de Chicago, surgiu nos Estados Unidos e foi inaugurada em 1892, criada na cidade de maior índice de crescimento da época, a partir de doações de membros da igreja Batista liderados pelo empresário norte-americano John Davison Rockefeller.
A Escola Sociológica de Chicago, ou Escola de Chicago, surgiu nos Estados Unidos, na década de 1910, por iniciativa de sociólogos americanos que integravam o corpo docente do Departamento de Sociologia da Universidade de Chicago, fundado pelo historiador e sociólogo Albion W. Small.
Na sua proposta de estudo da cidade, a Escola de Chicago buscou uma analogia biológica e na relação direta entre forma e função social, e através do conceito Qe competição, estudar o crescimento das cidades, sobretudo das metrópoles e da expansão urbana.
Simmel afirma que a “essência do snobismo é a indiferença face às diferenças das coisas”, ou seja, o significado e a diferença das coisas são vistas como vãs. E “este estado de espirito é o reflexo subjectivo fiel da economia monetária”.
Esse sociólogo tratou a Sociologia como a ciência que estuda as relações sociais e as formas de associação, considerando as interações que ocorrem na … vida em sociedade. Esse autor passou a formular os primeiros conceitos e demonstrou que os fatos sociais têm características próprias.
O estrangeiro é aquele que viaja e se estabelece no destino. Ele não pertence ao novo grupo, não se enxerga como um membro, os membros desse novo grupo não o enxergam como tal, mas ele é um elemento do grupo. Mesmo os indivíduos que não são queridos por um grupo, não são tratados como iguais, fazem parte dele.
O estrangeiro é uma figura recorrente na História, assumindo as faces de conquistador, escravo, prisioneiro, soldado, missionário, aliado, comerciante ou viajante. Nos dias de hoje, a sua presença continua despertando o interesse, em particular da economia e da política.
substantivo masculino Natural de outro país; aquele que nasceu num país ou nação diferente daquele onde nascemos: muitos estrangeiros visitam o Brasil. O que não pertence a uma região, cidade, estado, classe, meio, grupo, família; forasteiro, estranho. ... Etimologia (origem da palavra estrangeiro).
Na bíblia não encontramos o termo migrante, é usado o termo estrangeiro ou estranho. Ser estrangeiro significava ser visto como ameaça e viver ameaçado.
No ponto de vista do país em que a pessoa chega para viver, o migrante é denominado imigrante, já do ponto de vista do país que ele deixou, o migrante é denominado de emigrante, por exemplo: “No Brasil, os primeiros imigrantes russos foram os revolucionários da infortunada revolução russa de 1905.”
O estrangeiro residente no Brasil goza de todos os direitos reconhecidos aos brasileiros, nos termos da Constituição e das leis. Sempre que lhe for exigido por qualquer autoridade ou seu agente, o estrangeiro deverá exibir documento comprobatório de sua estada legal no território nacional.
Quem é considerado não residente: saia do Brasil em caráter permanente, na data da saída, ou após ter decorrido 12 meses consecutivos de ausência, se não fizer a Comunicação de Saída Definitiva do País (que é obrigatória).
O ESTRANGEIRO que se encontre no Brasil poderá solicitar sua inscrição/alteração CPF em qualquer unidade de atendimento da Receita Federal, apresentando seu Passaporte, com Tradução Juramentada das páginas que contêm os dados de identificação, se for o caso.
COMO SOLICITAR AUTORIZAÇÃO DE RESIDÊNCIA
O interessado deve legalizar seu documento estrangeiro na Embaixada/Consulado do Brasil no exterior, no país de emissão do documento.
A autorização de residência é concedida ao imigrante que pretenda trabalhar ou residir e se estabelecer temporária ou definitivamente no Brasil, desde que satisfaça as exigências de caráter especial, previstas na Lei de Migração e seu regulamento.
Estrangeiro com visto vencido pode ficar no Brasil para acompanhar parto. Estrangeiro que entrou no Brasil com visto de turista pode ficar no país além da data limite carimbada em seu passaporte, quando tem vínculos familiares.
Agora, os valores desta multa começam em R$ 100,00 (cem reais) por dia de permanência irregular e podem chegar até a R$ (dez mil reais).