Quando Posso Me Confessar?

Quando posso me confessar

Quer seja um recém-convertido, esteja curioso ou não se confesse já faz um tempão, pode ser que você se sinta um pouco intimidado por não saber exatamente como funciona o processo. O que você deve fazer no confessionário? O que deve dizer para o padre? O quão rígida é uma confissão? Relaxe! As coisas são bem mais simples do que você imagina. Basta dar uma olhada no passo a passo abaixo.

Veja também: É pecado jogar na Mega Sena, Loteria, Apostar? Confira!

Essa é a medalha exorcística da igreja católica

“A contrição – explica o Papa – é o pórtico do arrependimento, é essa senda privilegiada que leva ao coração de Deus, que nos acolhe e nos oferece outra oportunidade, sempre que nos abramos à verdade da penitência e nos deixemos transformar pela sua misericórdia”[6].

Pingback: O que é Indulgências, tipos, significado da Indulgência, efeitos...

– Exame de consciência para adultos

Relação com Exame de Consciência

Relação com Exame de Consciência

Explica o Papa Francisco que “o perdão dos nossos pecados não é algo que possamos dar a nós mesmos. Eu não posso dizer: perdoo os meus pecados. O perdão é pedido a outra pessoa e na Confissão pedimos o perdão a Jesus. O perdão não é fruto dos nossos esforços, mas uma dádiva, é um dom do Espírito Santo”[2].

S. Josemaria costumava chamar à Confissão o sacramento da alegria, porque através dele se recuperam a alegria e a paz que traz a amizade com Deus, um dom que só o pecado é capaz de roubar às almas dos cristãos.

“Que conselhos daria a um penitente para fazer uma boa confissão? – pergunta-se ao Papa Francisco – Que pense na verdade da sua vida frente a Deus, o que sente, o que pensa. Que saiba olhar com sinceridade para si mesmo e para o seu pecado. E que se sinta pecador, que se deixe surpreender, surpreendido por Deus”[5].

Ajude o Site Jovens Católicos!

É o momento de ser sinceros consigo próprio e com Deus, sabendo que Ele não quer que os nossos pecados passados nos oprimam, antes deseja libertar-nos deles para podermos viver como bons filhos seus.

Indicamos algumas perguntas para ajudar a refletir sobre aquilo de que podemos pedir perdão a Deus. Servem apenas como uma orientação: o mais importante é entrar no próprio coração e admitir as próprias faltas. Se queremos, durante a confissão podemos pedir ao sacerdote que nos ajude propondo-nos outras questões.

O Que É Pecado?

O Que É Pecado?

A satisfação consiste no cumprimento de certos atos de penitência (orações, alguma mortificação, etc.), que o confessor indica ao penitente para reparar o dano causado pelo pecado.

É realmente pecado pular carnaval? Como devo me comportar nessa data?

Apoie o site Jovens Católicos!

A confissão é um sacramento, cuja celebração inclui certos gestos e palavras da parte do penitente e do sacerdote. A seguir vamos-te explicar como se desenvolve, com um gráfico que podes descarregar aqui:

Por vezes, o arrependimento chega com um sentimento intenso de dor ou vergonha, que nos ajuda a emendar-nos. No entanto, não é indispensável sentir esse tipo de dor; o importante é compreender que agimos mal, ter desejos de melhorar como cristãos e fazer o propósito de não voltar a cometer essas faltas.

Recomendados para Você:

São quatro passos que damos para poder receber o grande abraço de amor que Deus nosso Pai nos quer dar com este sacramento: “Deus espera-nos, como o pai da parábola, de braços estendidos, ainda que não o mereçamos. Não importa a nossa dívida. Como no caso do filho pródigo, apenas é preciso que abramos o coração”[4].

“Confessar-se com un sacerdote é um modo de pôr a minha vida nas mãos e no coração de outro, que nesse momento atua em nome e por conta de Jesus. (…) É importante que vá ao confessionário, que me ponha a mim mesmo frente a um sacerdote que representa Jesus, que me ajoelhe frente à Mãe Igreja chamada a distribuir a misericórdia de Deus. Há uma objetividade neste gesto, em ajoelhar-me frente ao sacerdote, que nesse momento é o canal da graça que me chega e me cura”[7].

Neste breve guia encontramos uma ajuda para nos prepararmos para receber com fruto o sacramento da Reconciliação; inclui una explicação dos passos para nos aproximarmos da Confissão, exames de consciência e textos para meditar na grandeza do perdão que Deus nos quer dar.

Recomendamos

Meu Deus, arrependo-me de todo o coração de todos os meus pecados e detesto-os, porque ao pecar, não só mereço as penas que causam, mas principalmente porque te ofendo a Ti, sumo Bem e digno de amor acima de todas as coisas. Por isso proponho firmemente, com a ajuda da Tua graça, daqui em diante não voltar a pecar e fugir de toda a ocasião de pecado. Ámen.

A contrição, ou arrependimento, é uma dor da alma e uma rejeição dos nossos pecados, que inclui a resolução de não voltar a pecar. É um dom de Deus: por isso, se te parece que ainda estás apegado ao pecado – que, por exemplo, não te vês com forças para abandonar um vício, perdoar a uma pessoa ou emendar um dano causado – pede-lhe a Ele que atue no teu coração, para que rejeites o mal.

Como se confessar sozinho?

Faz o que o diz Catecismo. É muito claro: se não encontras um sacerdote para confessar, fale com Deus, Ele é teu pai, e diga a Ele a verdade: “Senhor, aprontei isso, isso, isso … Perdoa-me”, e peça perdão a Ele de todo coração, com o Ato de Contrição e prometa a Ele: “Depois vou me confessar, mas me perdoe agora”.

Como faço para me confessar com Deus?

Podemos dizer que são necessários quatro passos. No primeiro, a pessoa deve colocar-se em oração, pedir a Deus a graça de uma sincera contrição; no segundo, fazer um bom exame de consciência ao rezar, lembrar como foi a caminhada da última confissão até o presente; depois, buscar o sacerdote e confessar.

O que dizer na hora de se confessar?

No momento indicado, faça o sinal da cruz e diga "Perdoe-me, padre, pois eu pequei. Faz (insira o período de tempo aqui) desde a minha última confissão." Isso é o que tradicionalmente se diz no confessionário, mas você também pode apenas cumprimentar o padre, se preferir.

Como se reza o ato de confissão?

Amém. Ó meu Deus, com todo o meu coração eu me arrependo eu me arrependo de todos os meus pecados e os detesto com todas as forças, porque pecando não só mereci as penas que justamente estabelecestes em punição, mas principalmente porque Vos ofendi a Vós, Sumo Bem e digno merecedor de todo o meu amor.

Como se reza o Ato Penitencial?

(em seguida, continuam): E peço à Virgem Maria, aos Anjos e Santos, e a vós, irmãos, que rogueis por mim a Deus, nosso Senhor. Santo Padre: Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna.'' Todos: Amem.

O que é um ato de contrição?

substantivo feminino Arrependimento; sentimento de remorso, de culpa pelos pecados cometidos ou por ofensas contra Deus. [Cristianismo] A prece ou oração que se realiza para demonstrar esse arrependimento: ato de contrição.

Quais as orações necessárias para a confissão?

Não banalize o sacramento da confissão Quando se deixa de rezar e vigiar, qualquer um se torna presa fácil. Reze sua oração pessoal, vá à Missa, tenha devoções e reze o terço.

O que é necessário para uma boa confissão?

Para que façamos uma boa confissão é preciso:

  1. Exame de consciência e ato de contrição, ou seja, rezar e refletir sobre seus pecados;
  2. Arrependimento sincero pelas ofensas feitas contra Deus e os irmãos;
  3. Firme propósito de não mais pecar;
  4. Confessar os pecados ao sacerdote;

Quais os pecados?

Gula, luxúria, inveja, preguiça, ira, soberba e avareza são alguns dos mais conhecidos sentimentos que são comuns a todos os seres humanos. Tão ou mais antigos que o catolicismo, os 7 pecados capitais foram reconhecidos pela Igreja Católica por volta do século VI.

Qual é o pecado que não tem perdão?

Pecado imperdoável ou pecado eterno é um conceito na teologia cristã sobre o pecado (Hamartía) e que serve para designar um pecado que não será perdoado e que, portanto, impossibilitaria a salvação do pecador. O conceito se origina em diversas passagens da Bíblia.

O que significa a palavra avareza na Bíblia?

Uma pessoa avarenta, acha que tudo e todos querem seus valores materiais ou financeiros, nada é verdadeiro tudo é interesse em suas posses. No Cristianismo, a palavra avareza significa ganância, sendo a ganância um dos sete pecados capitais. A sovinice, pode ser incluída como parte desse pecado.

O que a Bíblia diz sobre o pecado original?

O pecado original é uma doutrina cristã que pretende explicar a origem da imperfeição humana, do sofrimento e da existência do mal através da queda do homem. Tal doutrina não existe no Judaísmo nem no Islamismo. Foi desenvolvida por Santo Agostinho, numa controvérsia com o monge Pelágio da Bretanha.

O que significa lascívia no dicionário?

Significado de Lascívia Característica, particularidade ou comportamento de lascivo. Etimologia (origem da palavra lascívia). Do latim lascivia.ae.

Qual foi o pecado original de Adão e Eva?

Foi desta última que – segundo os escritos – primeiro Eva, depois Adão, comeram (por influência de uma serpente) o fruto proibido e, assim, foram expulsos do Paraíso. Estava então condenada a Humanidade a passar a eternidade enfrentando provas e tormentos na Terra.

Qual foi a consequência do pecado original?

As principais consequências do pecado original são a morte (Rm 6:23) e o afastamento de Deus (Rm 3:23). É de fato que não pecamos contra o mandamento, mas pecamos contra uma pessoa.

Qual a origem do pecado original?

O pecado original - o mal que entra no mundo por causa da desobediência de Adão a Deus - transmite-se depois pela sexualidade. Segundo este conceito, a natureza humana é pecadora desde a nascença, uma ideia que retoma as interpretações literais do Génesis e das cartas de São Paulo. "Foi Deus que fez os sexos.

Qual foi o primeiro ser humano a pecar?

A história de Caim e Abel é narrada no livro de Gênesis. Este teria sido o primeiro homicídio da história da humanidade. Abel era pastor de ovelhas e Caim, lavrador.