Os quatro grandes nomes da construção de Brasília foram, portanto, o do presidente Juscelino Kubitschek; o do diretor da Novacap, Israel Pinheiro; o do arquiteto do projeto, Oscar Niemeyer; e o do urbanista Lúcio Costa. Por três anos, trabalhadores de todo o Brasil foram para Brasília para participar da sua construção.
Resposta: Os trabalhadores que construíram Brasília (genericamente chamados de "candangos") eram, em sua maioria, imigrantes de outras regiões do país (em especial norte e nordeste), tendo parte deles voltado para as suas regiões e outros passado a viver nas zonas periféricas de Brasília.
"Candango" é o termo dado aos trabalhadores que imigravam à futura capital para sua construção. De origem Africana, Candango significa "ordinário", "ruim", e era a denominação que se dava aos trabalhadores que participaram da construção de Brasília .
Atualmente, o gentílico que o cidadão do Distrito Federal se autoatribui é candango, mas o oficial é brasiliense. [...] CANDANGO passou definitivamente a ser o gentílico de Brasília, como é carioca aquele que nasce no Rio...
O dicionário explica que a palavra nasceu na África. Era como os escravos se referiam aos portugueses que traficavam pessoas — gente ruim, ordinária, perversa. No começo, candangos eram os nordestinos, a maior parte da mão de obra braçal. Depois passou a denominar os pioneiros que chegaram nos primórdios da capital.
Resposta: "Candango" é o termo dado aos trabalhadores que imigravam à futura capital para sua construção. De origem Africana, Candango significa "ordinário", "ruim", e era a denominação que se dava aos trabalhadores que participaram da construção de Brasília .
Candango é o termo aplicado aos operários que participaram das primeiras construções do Distrito Federal, ao final da década de 50. Muitos deles migraram de outros estados, grande parte do nordeste. ... Em cima da denominação “candango” criou-se uma nova significação histórica para Brasília e que remete a origem da cidade.
O Distrito Federal não é dividido em municípios. Quem nasce em Ceilândia é brasiliense, assim como quem é do Plano Piloto, área central de Brasília, ou outras regiões.
"Brasiliense" é o nome que se dá a quem nasceu em Brasília. "Candango" é outro termo utilizado para designar os brasilienses, sendo, originalmente, usado para se referir aos trabalhadores que, em sua maioria provenientes da Região Nordeste do Brasil, migravam à futura capital para trabalhar em sua construção.
Normalmente, quem nasceu em Brasília já está acostumado em ser chamado de candango. E pessoas de outros estados acreditam que quem nasceu em Brasília é candango. ... Já 'brasiliense' é gentílico que designa as pessoas nascidas em Brasília.
O Gentílico de Taguatinga é Taguatinense. Sua população no ano de 2010 era de 15.
O Centro Educacional Ave Branca (CEAB) tem este nome por este motivo, e também por este motivo uma ave faz parte da Bandeira de Taguatinga, que foi inspirada no poema Ta'Wa'Tiga de Antonio Garcia Muralha.
Taguatinga não significa ave branca, porque ave é wyrá." De acordo com ela, apesar de a palavra "tínga", nas línguas gerais indígenas, realmente significar "cor branca", a palavra correspondente a "ave" é "wyrá".
Taguatinga é uma região administrativa (ou cidade-satélite) do Distrito Federal brasileiro. A cidade foi fundada em 5 de junho 1958, em terras que anteriormente pertenciam à fazenda Taguatinga. O nome tem origem indígena e significa "Ave-branca".
Taguatinga comemora 61 anos com programação especial – Agência Brasília.
Fundada dois anos antes de Brasília para abrigar trabalhadores que construiriam a nova capital do país, Taguatinga celebra 57 anos nesta sexta-feira (5). A região administrativa tem atualmente 250 mil moradores e é considerada a capital econônima do Distrito Federal.
222.