O plantio convencional utiliza técnicas tradicionais de preparo do solo (remoção da vegetação nativa, aração, calagem, gradagem, semeadura, adubação mineral, capinas e controle fitossanitário (aplicação de defensivos agrícolas) para posteriormente efetuar o plantio.
A técnica de cultivo mínimo consiste em um preparo mínimo do solo: a soqueira da cana-de-açúcar é eliminada com o uso de herbicida e, em seguida, é feita a sulcação do solo para o novo plantio, nas entrelinhas e linhas antigas.
O preparo do solo visa a melhoria das condições físicas e químicas para garantir a brotação, o crescimento radicular e o estabelecimento da cultura.
PREPARO PERIÓDICO DO SOLO Objetivo: Oferecer ambiente adequado para o crescimento e desenvolvimento das plantas, permitindo produção econômica e evitando a degradação do solo.
São as operações realizadas após o preparo inicial do solo, e é realizada com implementos de órgãos ativos: discos (lisos ou recortados), hastes, lâminas ou enxadas e ferramentas. Destacam-se como equipamentos principais os arados, as grades e os subsoladores. modificações.
PREPARO PERIÓDICO SECUNDÁRIO: Recomenda-se fazer uma gradeação pouco antes do plantio para: Incorporar palha; Controlar ervas daninhas; Destorroar e nivelar o solo.