Outra função do pericárdio é proteger a ocorrência de lesões nos pulmões durante os batimentos cardíacos normais. Como já foi citado anteriormente, o pericárdio seroso é formado por duas lâminas, chamadas de lâmina parietal e lâmina visceral.
O pericárdio parietal dá forma à camada exterior, envolvendo o coração do ápice à base. A cavidade pericárdica contém 20 cm3 de líquido seroso, cerca de 30 ml, que serve para lubrificar o coração e facilitar o movimento cardíaco.
Pericárdio: a membrana que reveste e protege o coração. Ele restringe o coração à sua posição no mediastino, embora permita suficiente liberdade de movimentação para contrações vigorosas e rápidas. O pericárdio consiste em duas partes principais: pericárdio fibroso e pericárdio seroso.
O pericárdio visceral forma o chamado epicárdio e reveste o coração externamente.
Sístole: contração do músculo cardíaco; sangue é bombeado para o corpo. Diástole: relaxamento do músculo cardíaco; coração se enche de sangue.
Miocárdio: é a camada média do coração e a mais espessa. O miocárdio é rico em células musculares cardíacas, sendo a camada responsável pela capacidade de contração desse órgão.