A Benzetacil e a maior parte dos antibióticos não corta o efeito do anticoncepcional, independente da via de administração (oral, injetável, adesivo, DIU, etc). Está é uma grande lenda relacionada ao uso do anticoncepcional.
A ingestão de alimentos interfere na absorção de ampicilina, portanto recomenda-se sua tomada pelo menos 30 minutos antes ou 2 horas depois das refeições. Tomar 1 comprimido de ampicilina 500 mg a cada 6 a 8 horas, por um período mínimo de 7 dias.
Amoxicilina é derivada da ampicilina e apresenta espectro de ação semelhante, entretanto, por ter melhor absorção oral, atinge concentrações séricas e teciduais maiores1, 3.
Quem não deve usar A ampicilina não deve ser usada em pessoas com hipersensibilidade aos componentes da fórmula ou a outros remédios beta-lactâmicos. Além disso, também não deve ser usado por grávidas ou por mulheres que estejam a amamentar, a não ser que seja recomendado pelo médico.
Por ser antibiótico bactericida, apresenta mecanismo e ação semelhante ao das outras penicilinas. Entretanto, a ampicilina tem maior afinidade a proteína fixadora da penicilina 3, que é responsável pela formação de septos no momento da divisão da célula bacteriana.
Ampicilina é uma penicilina de amplo espectro, tendo atividade contra gram-positivos e gram-negativos1-3, mas é inativada por penicilinases, incluindo as produzidas por Staphylococcus aureus e Escherichia coli1, 3; muitas cepas de Haemophilus influenzae, Moraxella catarrhalis, Neisseria gonorrhoeae, Salmonella spp.
Apresenta folhas opostas, lanceoladas, acuminadas, de cor vermelho vibrante ou profundo como vinho e crescimento compacto, espalhando-se e fechando rapidamente o solo.