Recentemente, na seção Mitos & Verdades, falamos sobre livros de “receitas naturais” que apresentam a tão absurda quanto perigosa hipótese de que o limão clareia os olhos, além de ajudar no tratamento da conjuntivite, e, usado feito colírio, funcionar como fortalecedor da visão.
O tratamento vai depender do grau da inflamação e dos sintomas de cada paciente. Mas, de modo geral, o protocolo inclui o uso de colírios lubrificantes e anti-inflamatórios, antialérgicos, soro fisiológico, compressas com água quente e/ou fria e até o uso de alguns tipos de pomadas.
a) Inflamação nos olhos - decocção: Ferver por alguns minutos, uma colher de sopa de folhas frescas moídas para uma xícara de água; lavar os olhos três vezes ao dia até desaparecerem os sintomas.
As sete ervas são compostas por: Alecrim, manjericão, espada-de-são-jorge, arruda, guiné, pimenta e comigo-ninguém-pode. Todas estas plantas podem crescer em altura se tiverem condições para isso.
19 espécies de plantas para afastar a energia negativa de casa
Como cuidar... As regas devem ser cuidadosas: mantenha o solo sempre úmido, mas nunca encharcado. Procure regar sempre que a camada superficial estiver seca. Para manter as plantas fortes e sadias, adube-as mensalmente, com húmus de minhoca ou com uma mistura de farinha de osso e torta de mamona.
O banho leva comigo-ninguém-pode, espada de São Jorge, arruda, alecrim, guiné, manjericão e pimenta. Também há grande procura por incensos e ervas para rituais de defumação que, assim como o banho de sete ervas, é utilizada para limpar ambientes e modificar energias.
Alecrim e cardo santo: espantam inveja e olho-gordo. Benjoim, beladona, cascas de alho, canela, folhas de fumo e mirra: purificam o ambiente contra más vibrações e espíritos negativos. Folhas de bambu: contra "vampiros" astrais (pessoas que sugam a boa energia do ambiente). Guiné: barra todo e qualquer mal-feito.
Para fazer a defumação, coloque a erva em um pratinho ou em uma cumbuca de ferro ou barro. Acenda, espere a brasa apagar e assopre a fumaça pelos cômodos. Já para confeccionar bastões, os incensos naturais, é indicado enrolar as ervas escolhidas ainda frescas, amarrando-as com barbante ou outra linha de tecido natural.
Técnica de como fazer defumação Coloque as pedras de carvão dentro da lata e logo em seguida, com cuidado para não se queimar, acenda o fogo. Despeje as ervas escolhidas dentro da lata e comece a caminhar pelo local escolhido.
Coloque pedaços de pão velho embebidos em alcool em vários pontos embaixo do carvão, faça um “palito” de papel tipo canudo e, acenda o fogo! Normalmente eu prego um copo descartável coloco um ou dois dedos de óleo,um pouco de açúcar coloco um guardanapo dentro e acendo. Fica ótimo.