Útero retrovertido não impede o uso do coletor menstrual”
O coletor menstrual pode causar candidíase? Pode ficar tranquila, mana, o coletor menstrual não causa candidíase, ele inclusive ajuda a evitar a infecção, pois ele evita também a geração de calor e umidade na região da vulva, diminuindo a probabilidade de proliferação de fungos.
Mulheres que tem endometriose podem usar o coletor menstrual. O Inciclo comporta um volume maior do que os absorventes o que possibilita ficar mais tempo sem ter que fazer trocas. Além disso, é possível verificar o volume da menstruação e comunicar o médico se houver alteração.
Como qualquer produto, os coletores também têm restrições de uso. Por exemplo, mulheres no pós-parto não devem usá-lo, assim como ele não pode ser utilizado durante a relação sexual. Quem usa DIU também precisa ficar atenta, já que a combinação do fio e do coletor podem fazer com que o dispositivo se desloque.
“É aconselhável realizar um exame para obter informações sobre o volume uterino e sobre a existência de miomas ou pólipos uterinos, que podem aumentar demasiadamente o fluxo menstrual e limitar o uso do coletor”, alerta Mayara Karla Figueiredo Facundo, médica colposcopista e histeroscopista do Fleury Medicina e Saúde.
O uso deve ser avaliado pelo ginecologista nos casos de mulheres que não tiveram relação sexual ou acabaram de ter filhos. “Apesar do coletor ficar na entrada da vagina, ele poderá machucar o hímen e rompê-lo”, afirma Milena.
Pesquisadores analisaram dados de 3.
Desvantagens: