O nefrologista da Uninefron Rafael Pacífico explica que não há contraindicações para a prática de exercícios nos momentos livres de dor. “Se o paciente diagnosticado com cálculo renal não apresentar sintomas e não estiver sentindo dor, ele pode fazer caminhadas, academia ou praticar esportes leves.
Trata-se da maior pedra vesical, formada no órgão, já registrada na literatura médica, segundo diretor do hospital; cálculo ocupava quase 100% da bexiga. Uma pedra de 18 cm e 1,328 Kg foi retirada da bexiga de um homem de 51 anos na última segunda-feira (20), em Jacobina, a aproximadamente 350 km de Salvador, na Bahia.
A dor causada por pedra nos rins (cálculo renal) é inesquecível. A formação de cálculos no interior dos rins pode bloquear parte da via urinária, como o ureter. A dor em geral surge quando um cálculo, por mais minúsculo que seja, começa a se movimentar rumo à bexiga.
O principal sintoma de pedras nos rins é a dor intensa. Ela acontece quando o cálculo se move pelo trato urinário. Ela ocorre como uma cólica, mas pode irradiar para todo o abdômen inferior e região genital.
O tratamento do cálculo renal é feito por meio de medicamentos analgésicos (sempre indicados pelo médico, já que alguns remédios podem piorar a quantidade cristais presentes na circulação sanguínea) e do aumento no consumo de água, com o objetivo de eliminar as pedras naturalmente.
Sintomas característicos