A Lei Maria da Penha protege mulheres, independente de sua orientação sexual. A lei combate a violência doméstica contra a mulher, independente de sua orientação sexual, e pode punir companheiras violentas.
A Lei que recebeu o nome de “Lei Maria da Penha”, foi fruto da organização do movimento feminista no Brasil que desde os anos 1970 denunciava as violências cometidas contra as mulheres (violência contra prisioneiras políticas, violência contra mulheres negras, violência doméstica, etc.)
Como provar a violência psicológica? Quando o abuso psicológico é mais explícito e envolve ofensas, gritos, humilhações, é possível usar gravações de áudio ou vídeo feitas com o celular, ou printscreen de mensagens recebidas pelo WhatsApp ou outro aplicativo do tipo.
Abuso verbal É comum o abuso iniciar-se de forma sutil, ou seja, através de brigas, discussões e agressões entre o casal, que podem ou não evoluir para um abuso físico ou sexual.
Quem assiste a uma cena de agressão verbal ou de ameaça física e a pena se diverte também participa do bullying quando acontece tal fato qual a sua reação.
Procure ajuda: além de conversar com alguém de sua confiança, você pode ligar para o 180 (Central de Atendimento à Mulher) ou ainda, procurar uma Delegacia da Mulher. Seja cautelosa: dependendo da situação, pode não ser bom que o seu(ua) parceiro(a) perceba que você quer terminar o relacionamento.