Urano: 27 luas As maiores luas uranianas são Oberon e Titânia, e foram descobertas pelo astrônomo William Herschel em 1787.
Agora, Saturno então possui 82 luas a seu redor, três a mais do que conhecemos em Júpiter. Todas as 20 novas luas são bem pequenas, medindo cerca de 5 km de diâmetro, apenas, e 17 delas têm órbitas retrógradas — movendo-se ao redor do planeta na direção oposta à rotação dele.
As novas luas elevaram para 82 o total de satélites do planeta. Saturno agora tem mais luas do que Júpiter, que é maior e tem 79 satélites. As novas luas têm, em média, 5 quilômetros de diâmetro e levam de dois a três anos terrestres para completar uma órbita ao redor de Saturno.
Uma das características mais notáveis de Saturno é seu complexo e proeminente sistema de anéis, formados por gelo de água. Além dos anéis, mais de oitenta satélites naturais ao seu redor, dos quais destaca-se Titã, envolto em uma espessa atmosfera de metano.
São anéis escuros e com pequenas partículas rochosas. Como comparação, os anéis de Saturno são de gelo, por isso irradiam luz e podem ser vistos de longe. Cientistas apontam que os anéis de Júpiter são formados por colisões de meteoros nos satélites naturais do planeta, em especial nas Luas Galileanas.
Características de Saturno Saturno é o segundo maior planeta do Sistema Solar, com 9 vezes o tamanho da Terra. Está relativamente distante do Sol, sendo o sexto planeta a partir dessa estrela, demorando 29,4 anos terrestres, ou 10.
Como fazer o planeta Saturno de isopor?? Compra uma bola de isopor tamanho médio (Saturno é menor que Júpiter, certo?) e procura fotos de Saturno na internet, misture as tintas para chegar numa cor aproximada à cor original. Os anéis eu fiz com papel, cortei um círculo e coloquei com palito de dente no planeta.
Para fazer esse projeto, você precisa de uma grande bola de isopor pintada de amarelo, que representa o sol. Também é necessário providenciar bolas menores para fazer os planetas. Pinte cada bolinha de acordo com as cores do corpo celeste e fixe na bola maior com o auxílio de palitos de churrasco.
Materiais: - 01 bola de isopor de 150mm (Sol); - 02 bolas de isopor de 100mm (Júpiter e Saturno); - 02 bolas de isopor de 75mm (Urano e Netuno); - 02 bolas de isopor de 50mm (Vênus e Terra); - 01 bola de isopor de 35mm (Marte); - 01 bola de isopor de 25mm (Mercúrio); - 01 bola de isopor de 15mm (Lua); - Tinta guache de ...
Parte 2 de 3: Montando os planetas
Conjunto de planetas do sistema solar para pendurar a estrutura depois de montar. Articulações.
Encaixe o anel no planeta e fixe com cola instantânea. Corte um círculo com 7,5 cm de diâmetro no amarelo-brilho para fazer o Sol. Com a caneta preta ponta fina, escreva as palavras dos planetas em retângulos de E.V.A.
A Terra é considerada um planeta telúrico e possui sua estrutura interna dividida em: crosta terrestre, manto e núcleo. Além da estrutura externa, há também a interna que corresponde à litosfera, hidrosfera, biosfera e atmosfera, que são o que oferece as condições favoráveis para a existência de vida aqui.
Pela ordem de distância do Sol os planetas são: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Plutão, que era considerado um planeta, foi "rebaixado" na sua classificação astronômica.
Confira os planetas do sistema solar e suas características
Marte > é um planeta que possui atmosfera gasosa, e seu solo, é formado por oxido de ferro. Júpiter > é um planeta muito grande, o maior de nosso sistema solar. Urano> Tem uma sistemática de anéis, há muitos satélites espontâneos e uma magnetosfera imensa. Saturno > é um planeta, formado por inúmeros átomos de poeira.
planetas terrestres ou telúricos (formado sobretudo por rochas), localizados mais próximos do sol como Mercúrio, Vênus, Terra e Marte; planetas gasosos ou jovianos (constituídos majoritariamente de gases), que possuem maior tamanho e menor densidade em relação aos terrestres: Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.