Escala numérica: exposta no mapa em forma fracionária, sendo que o numerador representa a medida no mapa e o denominador a medida da superfície real.
Existem, dessa forma, dois tipos de escala, isto é, duas formas diferentes de representá-la: a escala numérica e a escala gráfica. A numérica, como o próprio nome sugere, é utilizada basicamente por números; já a gráfica utiliza-se de uma esquematização.
Por exemplo, se um mapa apresenta a escala 1:50, significa que 1 cm no mapa é equivalente a 50 cm na área real. Se quisermos indicar que cada centímetro de um mapa representa 1 metro na área real, utilizamos a escala 1:100 ou ainda 1/100.
Se tivermos uma escala numérica (por exemplo 1: e quisermos transformá-la numa escala gráfica, temos de converter os cm em m ou km. Depois, é só construir o segmento de recta que deve medir 1 cm.
Lê-se escala 1 por 10. Cada unidade de grandeza real é representada por outra dez vezes menor; 20 m serão representados por 2 m, 1 m ou 100 cm por 10 cm. Na escala de 1:50 (1 por 50) temos 1 m ou 100 cm reduzidos 50 vezes, ou seja, 2 cm; 20 m serão portanto 40 cm.
A indicação da escala do desenho é feita pela abreviatura da palavra escala: ESC , seguida de dois numerais dois numerais dois numerais separados por dois pontos. O numeral à esquerda dos dois pontos representa as medidas do desenho técnico. O numeral à direita dos dois pontos representa as medidas reais da peça.
A escala de 1:50 significa que para cada 1 cm representado no papel, essa medida corresponde a 50 cm reais. Ou seja, a representação do apartamento será 50 vezes menor no papel (na planta) do que é na realidade.
Escala 1:200 quer dizer que uma parte no desenho correspondem a 200 partes na realidade, ou seja, 1 cm correspondem a 200 cm na realidade, ou 2 m.
Aquela em que o tamanho do desenho é igual ao tamanho real do objeto. Neste exemplo o objeto foi representado na escala de 1:1, ou seja com a mesma dimensão do objeto real. Aquela em que o tamanho do desenho é menor que o tamanho real do objeto.
Ao utilizar a escala de 1:85 000 000, significa que, no desenho, 1cm equivale a m na vida real. Vamos logo converter essa medida de cm em Km, para que fique mais fácil de realizarmos os cálculos. Chegamos a conclusão, então, que a cada um cm, desenhado no mapa, estamos representando 850Km na vida real.
Tal escala representa a conversão de medidas da planta para o projeto em tamanho real. No caso: 1:75 mostra que cada 1 centímetro medido "na régua"(na planta) equivale a 75 centímetros na representação em tamanho real, e vice-versa.
O primeiro número representa o tamanho real do objeto, e é sempre representado pelo número 1. O número seguinte representa quantas vezes a peça é menor que a original (este segundo número é o divisor). Quanto maior o divisor menor será a miniatura.
Mas, para entender a que corresponde uma escala 1:18, por exemplo, basta saber que é o tamanho do carro de verdade dividido por 18. Assim, se o carro tem 4m de comprimento, a miniatura terá 22,2cm (4000mm / 18 = 222,2mm).
Miniaturas de motos escala 1:12 significa que a miniatura é dividida 12 vezes o tamanho de uma moto real do mesmo modelo, isso vale para a escala 1:18, que significa que foi dividida 18 vezes. Vimos que quanto maior a escala menor é o modelo.