4. Chá de camomila. A camomila é um calmante natural que ajuda no tratamento de problemas no estômago, a controlar a má digestão e a tratar as úlceras no estômago. Para ajudar a tratar o refluxo, é recomendado tomar 2 a 3 xícaras de chá por dia.
Chá de funcho Conhecido também como erva-doce, o funcho é rico em substâncias anti-inflamatórias que aliviam a queimação na garganta e reduzem o refluxo. O chá de funcho é um remédio caseiro para azia simples e barato de se preparar.
Um excelente remédio caseiro para controlar a dor de barriga é o chá de erva doce, mas misturar erva-cidreira e camomila também é uma boa opção para combater a dor abdominal e o desconforto, trazendo alívio rapidamente para crianças e adultos.
"Portadores de gastrite e refluxo podem sentir queimação ou desconforto devido ao seu alto teor de ácidos orgânicos e vitamina C", afirma a profissional. Por isso, o indicado é não ultrapassar a dose diária de até 4 xícaras (chá) da bebida, para não prejudicar os benefícios do chá de hibisco.
Assim, alguns chás ótimos para combater a má digestão são:
Causas. De acordo com a gastroenterologista Patrícia Rattacaso, a azia é uma condição que normalmente “está associada à doença do refluxo gastroesofágico (DRGE), quando o conteúdo gástrico sobe para o esôfago, causando a sensação de queimação e regurgitação”. Estima-se que o problema afete cerca de 12% dos brasileiros.
A presença de azia constante pode ser consequência de refluxo gastro-esofágico ou gastrite, ou então devido a fatores como alimentação errada, nervosismo ou uso de roupas muito justas, que acabam prejudicando a digestão dos alimentos, para além disto é importante lembrar que nas mulheres, a azia pode ser sintoma de ...
A azia é o sintoma que causa uma sensação de queimação na região do estômago, que pode se estender até a garganta, e que normalmente acontece depois de comer muito ou de comer alimentos ricos em gordura, que são mais difíceis de digerir.
Normalmente a azia aparece no segundo e terceiro trimestre da gestação, embora algumas grávidas possam ter o problema já no início, junto com as náuseas e enjoos do primeiro trimestre. Esse é um sintoma que vai e volta ao longo de toda a gravidez e que só se resolve por completo após o nascimento do bebê.
Assim, como você pode saber se está com azia durante a gravidez? Os sintomas de azia durante a gravidez são iguais aos da azia em geral. O sintoma mais comum é uma sensação de queimação no centro do peito³. Essa sensação às vezes se espalha para a garganta, e pode haver também um gosto azedo e amargo na garganta2,3.
Evite cafeína e alimentos condimentados Assim, deve-se evitar alimentos ricos em cafeína, como café, refrigerantes de cola, chá mate, chá verde e chá preto. Já os alimentos muito condimentados, como pimenta, mostarda e temperos em cubos, podem causar irritação e inflamação no estômago, piorando os sintomas da azia.
A azia na gravidez é uma situação comum e que pode ser facilmente aliviada por meio de mudanças nos hábitos alimentares, como evitar frituras, alimentos ricos em pimenta ou muito condimentados e evitar beber líquidos durante as refeições, que devem ser feitas em pequenas quantidades.
Mulheres grávidas e crianças menores de 6 anos devem evitar o bicarbonato de sódio como tratamento para azia. Durante a gestação, o bicarbonato pode levar a um aumento da pressão arterial da grávida.
A azia e o desconforto estomacal são sintomas bastante comuns durante gravidez, e que podem ser aliviados através de sais de frutas, como o Eno, por exemplo. Porém, o uso de tal medicamento pode gerar receios na gestante, especialmente devido a sua composição e seu efeito direto na região abdominal.