Aloimunização Rh é a formação de anticorpos quando o indivíduo é exposto há antígenos não próprios. A ocorrência pode ser na gestação quando o feto possui antígenos eritrocitários exclusivos do pai que chegam a circulação sanguínea materna, no parto ou em transfusões com sangue incompatível.
Aloanticorpos: anticorpos que reagem com antígenos da mesma espécie pertencentes a indivíduos geneticamente diferentes. Encontrados no soro de indivíduos que foram expostos a Ag de hemácias ▪ São Ac quentes IgG, que necessitam de AGH para detecção ▪ Rh, Kell, Duffy, Kidd, Ss, Dia.
A isoimunização é decorrente da exposição do individuo a antígenos não próprios, levando a formação de anticorpos. Este fenômeno pode ocorrer durante a gestação quando os fetos produzem antígenos paternos que podem chegar à circulação materna.
4- Quando uma mulher Rh negativo é compatível no sistema ABO com seu marido Rh positivo, o risco de alo-imunização por Rh é de 16%. Quando eles são ABO incompatíveis, o risco cai para 7%.
Transfusão Sanguínea Intrauterina: quando é indicada e como é realizada. O tratamento mais indicado para Anemia Fetal é a Transfusão Sanguínea Intrauterina. Ela é administrada para substituir os glóbulos vermelhos do feto. Afinal, eles estão sendo destruídos pelo sistema imunológico da mãe sensibilizada por Rh.
Se for do tipo A negativo, pode receber hemácias dos grupos O e A negativos, o que aumenta bastante a probabilidade de encontrar doadores. Já o indivíduo AB é receptor universal, porque pode receber sangue de qualquer tipo e apenas doar para pessoas com sangue AB.
Mulheres que têm sangue do tipo O, A, AB ou B negativos precisam ficar atentas na hora de serem mães, alertam especialistas.
Caso as hemácias se aglutinem, essa pessoa tem sangue Rh+; caso elas não se aglutinem, essa pessoa tem sangue Rh-....Biologia.
Tabela de compatibilidade para doação de sangue