Sendo assim, a recomendação é que o consumo do café seja evitado quando o estômago estiver vazio, não porque causará gastrite, mas porque pode causar um certo incômodo ao seu estômago. Agora, pessoas que já possuem a doença, essas sim, devem evitar, pois isso pode agravar ainda mais os sintomas.
Sendo assim, é primordial evitar alimentos fortes que possam irritar o estômago, tais como: café, álcool, refrigerantes, alimentos muito gordurosos, embutidos, pimenta, entre outros. Em vez disso, invista em alimentos saudáveis e naturais, como frutas, verduras, legumes, castanhas, grãos e cereais.
“O café estimula a produção de ácido clorídrico no estômago, irritando o órgão e causando dor, desconforto e até mesmo azia”, diz Paula Berardi Yousef, nutricionista da Clínica de Medicina e Estética Bioderma, especialista em nutrição funcional do esporte e professora de Nutrição da Universidade Positivo (UP).
Muitos amantes de café relatam que a ingestão da bebida sem outros acompanhamentos pode causar alguns efeitos negativos como azia, indigestão e desconforto estomacal, sintomas característicos da gastrite, que consiste na inflamação das paredes internas do estômago.
A bebida, segundo ele, estimula o fluxo de hormônios causadores de estresse, ansiedade, irritabilidade, insônia e tensão muscular. A cafeína, substância estimulante responsável pelos efeitos do café, pode causar depressão e transtornos de atenção. Ao ser ingerido em excesso, o café pode causar insônia e fadiga.
Por muito tempo, a cafeína foi vista como uma substância que traria malefícios à saúde. Isso porque, quando consumida em altas doses (mais de 500 mg - cerca de quatro xícaras grandes por dia), pode causar arritmia, ansiedade, estresse, insônia, irritabilidade, tremores e diarreia.
Frituras e embutidos, como os salgadinhos de festa, salsicha, salame e mortadela. O efeito dos embutidos está associado à quantidade de corantes e conservantes que esses alimentos contêm, causando irritação da parede do estômago. Com as frituras, o processo é muito semelhante.
Laranja lima, banana, maçã, pêra, goiaba e mamão estão na lista de frutas liberadas, já que não agridem o estômago. Os seus sucos também podem ser ingeridos sem medo.