O lead é a abertura da matéria. Nos textos noticiosos, deve incluir, em duas ou três frases, as informações essenciais que transmitam ao leitor um resumo completo do fato. Precisa sempre responder às questões fundamentais do jornalismo: o que, quem, quando, onde, como e por quê.
Jornalismo. De uma maneira geral, a primeira parte de um artigo jornalístico, conhecida como lide, deve responder a: o quê (a ação), quem (o agente), quando (o tempo), onde (o lugar), como (o modo) e por que (o motivo) se deu o acontecimento central da história.
O texto jornalístico (de uma notícia ou reportagem) é composto por algumas partes: título, lide, corpo do texto e imagens.
A reportagem pode ser expositiva, interpretativa ou opinativa. Na expositiva, os fatos são apresentados simples e objetivamente. Na interpretativa, são estabelecidas conexões entre os acontecimentos e apresentados comentários sobre eles. Na opinativa, os fatos são apresentados evidenciando-se a opinião do repórter.
As notícias podem ser encontradas de várias formas,pelo jornal,pela televisão,pelo rádio,até mesmo numa conversa com outra pessoa,você pode ficar informado sobre alguma notícia.
Sites com mais acesso Em segundo, aparece o site da Globo.com (7%) e, em terceiro, o G1 (5,6%). Além desses três, os dez primeiros incluem Yahoo (5,0%), YouTube (4,9%), UOL (4,8%), R7 (2,9%), MSN (2,7%), iG (2,7%) e Terra (2,3%). Ao todo, o levantamento relaciona 20 sites, blogs ou redes sociais.
Sendo assim, pode-se afirmar que as reportagens, sendo textos jornalísticos, estão presentes em revistas, jornais, televisão, entre outros.
Resposta. Resposta: Rádio, televisão, revistas.
Os Textos infográficos estão presentes em artigos científicos, em matérias de jornal, em telejornais, em pesquisas, em livros e muitos outros veículos de comunicação.