Olá. Academia não é tratamento. Você precisa passar com um fisioterapeuta que te avaliará, orientará e realizará o tratamento adequado para que posteriormente você mantenha uma atividade física na academia. Sem orientações adequadas você pode piorar suas alterações posturais.
Para tratar a cifose leve pode ser necessário manter a boa postura no dia-a-dia e fazer exercícios que fortalecem as costas e o abdômen, mas nos casos mais graves, quando há hipercifose moderada ou grave são recomendadas sessões de fisioterapia ou cirurgia para corrigir a coluna.
Confira 6 exercícios que ajudam a melhorar a postura corporal e a tornar possível todos esses benefícios:
Ideal para corrigir sua postura e aliviar dores nas costas e patologias mais sérias que podem surgir com a idade, o colete corretor de postura com cinta modeladora da MBfitt é uma excelente opção. Produzido em tamanho único e completamente ajustável, ele possui formato ergonômico e serve para todo tipo de corpo.
Para corrigir a postura durante o sono deve-se dormir numa posição corporal adequada. O ideal é deitar-se de lado, com um pequeno travesseiro entre os joelhos e com um travesseiro para apoiar bem a cabeça, assim a coluna pode ficar ereta quando vista de lado.
Não se deve utilizar o corretor postural enquanto estiver dormindo; Caso ocorram irritações na pele, suspenda o uso e consulte seu médico; Não aperte muito, isso pode dificultar a circulação sanguínea; Evite usar o corretor postural sobre a pele lesionada ou ferida.
O ortopedista é o médico que cuida dos ossos, músculos, articulações e ligamentos. Um dos principais problemas é a postura inadequada, que pode inflamar o músculo, comprimir o nervo e causar a dor. Também pode ser uma das causas da formação de uma hérnia de disco ou até de escorregamento de vértebra.
Quando consultar um Fisiatra? Consultar-se com um Fisiatra é indicado quando há limitações físicas ou dores crônicas originárias de doença musculoesquelética, neurológica, oncológica ou cardiopulmonar.
A corcunda na região posterior entre a coluna cervical e torácica, está relacionada ao depósito anormal de gorduras localizada, também chamada de lipodistrofia (doença onde parte do corpo fica com muita gordura localizada e outras extremamente magras), criando uma gibosidade localizada nesta região e dando assim um ...
Deite-se no chão, virado pra cima, encostando totalmente as suas costas e então dobre os joelhos. Estique seu braço ao lado do corpo com a palma da mão virada pra cima. Respire profundamente e note como isso afeta as curvas da sua coluna que estão em contato com o chão.
Exercícios para desvio de coluna
A causa de maior parte dos desvios patológicos da coluna vertebral é idiopática, ou seja, sua origem é obscura, desconhecida. Nos casos em que é possível determinar a causa, os desvios anormais da coluna podem ter explicação genética ou, então, serem provocados por anomalias congênitas ou adquiridas ao longo da vida.
Só quando a recuperação realmente não é possível, esse benefício é convertido em aposentadoria por invalidez. Importante: Entre as doenças que podem provocar quadros bem agravantes estão a Osteofitose (Bico de Papagaio), Protusão Discal, Hérnia de Disco, Discopatia Degenerativa e Cervicalgia.
A dor lombar é a causa mais comum de aposentadoria por invalidez sendo responsável por aproximadamente 1/4 dos casos de invalidez por motivo de saúde, ausência de doença, mudanças de emprego e uma queda na velocidade de trabalho entre a população trabalhadora.
Assim, entende-se que a hérnia de disco pode ser o fator para solicitar afastamento pelo INSS ou até aposentadoria por invalidez. Porém, o que se nota é que muitos portadores de hérnia de disco têm o auxílio-doença suspenso quando recebem o laudo médico pericial, determinando que o paciente está apto para o trabalho.
A coxartrose tem cura, com recurso a artroplastia da anca. Mais importante do que o tratamento, parece ser a prevenção da sua evolução, através de medicação adequada, controle do peso e exercício físico.