A aprendizagem organizacional considera que todos os conhecimentos, informais ou formais, podem ser aplicados no cotidiano dos colaboradores para trazer melhores resultados para a empresa. Este conjunto de informações também pode ser utilizado para que a companhia crie seu próprio modelo de gestão.
Assim, a aprendizagem organizacional facilita esse processo de gestão de novos líderes, justamente porque define as rotas de aperfeiçoamento pelas quais passa um indivíduo dentro de uma empresa, removendo os empecilhos e criando espaço para sua decolagem.
79). Conforme Pawlowsky (2001), as três perspectivas para gestão da aprendizagem organizacional são: Cognitiva, Cultural e Ação.
A aprendizagem permite ao sujeito compreender melhor as coisas que estão à sua volta, seus companheiros, a natureza e a si mesmo, capacitando-o a ajustar-se ao seu ambiente físico e social.
O aprendizado vem antes do desenvolvimento, ou seja, a aprendizagem é fundamental para o desenvolvimento desde o nascimento da criança, o que esta aprende é a base fundamental para o seu desenvolvimento dentro do seu ciclo de vida.
A aprendizagem é, afinal, um processo fundamental da vida. Todo indivíduo aprende e, através da aprendizagem, desenvolve os comportamentos que o possibilitam viver. ... É, pois, pela aprendizagem que o homem se afirma como ser racional, forma a sua personalidade e se prepara para o papel que lhe cabe no seio da sociedade.
A arte na educação escolar desperta a capacidade de criação e ajuda a externar sentimentos, também permite compreender os planos da expressão e interagir de forma a trabalhar a inserção social de forma ampla. ... A arte vai além. Ela faz parte do processo natural de desenvolvimento cognitivo e até mesmo motor dos pequenos.
Veja 5 maneiras de atrair os pais para a escola
13 dicas para aproximar os pais da escola
A família tem a função de complementar à formação do indivíduo, pois são os responsáveis diretos. No entanto a função de educar, de fornecer à educação formal é responsabilidade da escola, ou seja, ambas são co-responsáveis pela formação cognitiva, afetiva, social e da personalidade das crianças e adolescentes.
Dizer que escola é o segundo lar das crianças pode parecer clichê, mas é uma grande verdade. A escola complementa a educação que os pais começam em casa, e soma valores para formar novos cidadãos. Por isso, as famílias esperam que a gestão escolar seja eficiente para garantir um desenvolvimento saudável aos alunos.
A família é o primeiro universo que a criança tem contato, logo após é a escola, por isso ambas as instituições devem ter uma relação de confiança, pois é isso que a criança necessita para melhorar seu processo de aprendizagem.
Se comunique com as famílias abordando assuntos importantes Usar a Agenda Digital e as reuniões para abordar assuntos altamente relevantes também pode valer muito a pena. Assim, as famílias podem ser conscientizadas sobre assuntos importantes.
Palestras e debates Promover palestras e debates para os pais e responsáveis também é uma ótima forma de interação entre família e escola. Hoje, as pessoas estão cada vez mais conectadas por meio de internet, smartphones, aplicativos e redes sociais.
A parceria entre família e escola é um dos principais elementos para o sucesso da educação. É comum acreditar que cada um deve cumprir seu papel separadamente. ... Os pais deixam de se envolver no ambiente escolar e nas atividades e estratégias pedagógicas que envolvem a sua participação.