substantivo masculino Relação recíproca ou mútua estabelecida entre uma coisa e outra; em que há ou expressa certa correspondência, quando comparado com outra coisa: projeto apresenta inter-relação entre a ciência e a gestão ambiental.
O hífen é usado na formação de palavras por derivação prefixal. De acordo com a nova ortografia, a regra base indica que o hífen é utilizado quando o prefixo termina com a mesma letra que começa a segunda palavra ou quando a segunda palavra começa com h.
Super-homem escreve-se com hífen, porque a palavra homem começa por h.
Além, aquém, bem, ex, super, pós, pré, pró, recém, sem, sota, soto, vice e vizo sempre exigem hífen, como em recém-formado e além-túmulo. Com mal, deve-se usar o sinal diante de palavras iniciadas pela consoante H ou por vogal, como ocorre em mal-humorado e mal-estar.
Se a palavra a que se refere o prefixo começar com qualquer outra letra então escreve-se junto. Ou seja: o Super-Homem tem superpoderes. De acordo com a reforma ortográfica, somente quando o prefixo super se juntar a palavras iniciadas por “h” ou “r” deve-se usar o hífen.
substantivo masculino Capacidade ou habilidade considerada acima do normal, que muito superior às capacidades naturais, humanas: só heróis têm superpoderes. Etimologia (origem da palavra superpoder). Super + poder.
Vamos lá!
Significado de Super prefixo Prefixo que indica acima ou excesso; que ocupa uma posição superior; que demonstra proeminência, superioridade: super-humano.
Feminino: super-heroína. Plural: super-heróis. Feminino: super-heroína.
A forma correta é SUPER PAI (separado), SUPER-PAI (com hífen) ou SUPERPAI, tudo junto? Com os prefixos terminados em "R" (SUPER, HIPER e INTER), usamos hífen quando a palavra seguinte começa por "H" ou "R": super-homem, super-herói, super-resistente, super-rápido, hiper-realismo, inter-regional, inter-helênico.
Depois do prefixo “super”, o hífen só é usado antes das palavras começadas por “h” ou “r”. Por exemplo: super-herói, super-real, super-humano, super-resistente. Dessa maneira, as palavras iniciadas por qualquer outra letra não exigem o hífen para existirem.
A forma correta é herói, com acento agudo no o. Já o ditongo tónico aberto ói das palavras graves (quando a sílaba tónica é a penúltima) deixa de ser acentuado com o Acordo Ortográfico, como acontece em heroico ou joia.
SubstantivoEditar
Heróis é o plural de herói.
Veja um detalhe interessante: a palavra “herói” é acentuada por ser oxítona, mas a palavra “heroico” perdeu o acento por ser paroxítona terminada em “o”.
Significado de Herói substantivo masculino Nome dado pelos gregos aos grandes homens divinizados. Aquele que se distingue por seu valor ou por suas ações extraordinárias, principalmente por feitos brilhantes durante a guerra. [Literatura] Principal personagem de uma obra literária (poema, romance, peça de teatro etc.)
A palavra tábua tem sua origem na palavra em latim tabula, devendo assim ser escrita com u, não com o. É uma palavra graficamente acentuada na sílaba tônica tá.
Por que a palavra várias é acentuada?? A sílaba tônica é aquela que é mais forte na palavra, ou seja, é a que pronunciamos com mais ênfase. ... No caso da palavra VÁRIAS é uma paroxítona, onde a sílaba mais forte é o VÁ.
Significado de Tábua substantivo feminino Placa de madeira serrada de maneira plana. [Por Extensão] Qualquer placa plana semelhante à tábua. Superfície lisa e plana usada como quadro; tabela.
Tauba é o nome que se dá a um conjunto de frios, ou seja, aperitivos. Vou ao shopping comer uma tauba de frios.
Tábua provém do latim tabula e equivale a uma peça de madeira, quadro, lousa, em que foram impressas as primeiras leis da humanidade. Dessa forma latina, surgiram "tabuada" e "tabuleta", com o uso lógico da letra "u".
Significado de Taúba substantivo feminino [Botânica] O mesmo que tatajuba.
Páteo era a grafia existente antes de a reforma ortográfica de 1911 ter fixado a forma atual, pátio.