Os povos que habitavam as regiões litorâneas e formaram os sambaquis com suas ações são conhecidos como povos do sambaqui. Os concheiros, como também são chamados os sambaquis, medem, no Brasil, entre 2 e 20 metros de altura, podendo chegar a 100 metros de diâmetro.
Os sambaquis mais antigos que se conhece são datados há 5.
Os povos sambaquis se caracterizam por habitar regiões do litoral, e ter como hábito alimentar o consumo de peixes e outros alimentos provenientes do mar. São reconhecidos por sua mobilidade territorial, ou seja, não são povos sedentários, mas nômades.
Os pesquisadores ainda dividem-se a respeito de sua utilidade, se eram locais sagrados ou acampamentos temporários, mas também eram usados como sepulturas. São considerados patrimônio histórico da União pela importância arqueológica.
Sambaqui é uma palavra de origem tupi, língua falada pelos grupos que ocupavam o território brasileiro quando da chegada dos europeus. Tamba significa concha e ki significa monte, constituindo as características visuais mais importantes desses sítios arqueológicos.
Sambaqui, também conhecido como concheiro, é uma formação calcária ou montanhosa de origem humana. Os sambaquis são sítios arqueológicos deixados por povos pré-históricos que habitavam a costa brasileira de 7 a 8 mil anos atrás, muito antes dos tupis-guaranis.
Resposta. Resposta: Os sambaquis são excelentes fontes históricas pois apresenta restos materiais desse período. Com eles é possível saber de que se alimentavam e como viviam.
Devido a sua importância histórica e científica, os sambaquis atraem pesquisadores do Brasil e do exterior, mas também bem do cidadão comum. Nesses termos, considera-se que tais sítios, integrados em roteiro turístico, podem contribuir para a economia do local em que se situam.
Os sambaquis são um dos mais importantes sítios arqueológicos do estágio arcaico da costa brasileira e ajudam a revelar variações de regressão ou avanço do nível do mar. ... Os povos dos sambaquis ignoravam a agricultura e a domesticação de qualquer espécie. Viviam principalmente da pesca e da apanha.
Resposta. Resposta: O primeiro sambaqui estudado está na Dinamarca. ... Apesar de serem patrimônio da União, verdadeiros crimes ambientais destruíram parte dos sambaquis brasileiros, como construções irregulares em áreas protegidas e a extração de cal por industrias inescrupulosas.
São importantes para sabermos e estudarmos povos que viviam de forma diferente da maioria dos povos, pois viviam próximos ao litoral e se alimentavam de frutos do mar e peixes, utilizando ferramentas diferentes, casas construídas com conchas, possuindo vários hábito, artesanato e costumes relacionados com o mar.
O povo dos sambaquis ignorava a olaria, a agricultura, a domesticação normal de qualquer espécie, mesmo o cão, que os índios atuais conhecem. Vivia principalmente da pesca e da apanha, e muito pouco da caça. ... Como o alimento era muito abundante no litoral, esse povo não precisava ficar se deslocando como os do interior.