Durante o Renascimento houve um grande desenvolvimento naval, comercial e urbano, o que resultou em um significativo crescimento econômico, que deu origem a uma nova classe social, a burguesia.
A queda de Constantinopla, a chegada dos povos bizantinos na Itália e o desenvolvimento de uma cultura clássica foram os elementos que contribuíram para o surgimento do renascimento. Aliado a isso, estava o passado cultural rico de Roma que os italianos do período renascentista tentavam reviver.
A partir do renascimento, surgiu o antropocentrismo que se opunha ao modelo teocêntrico, defendendo a ideia do homem como centro do universo. ... Isso deve-se ao fato de os artistas do Renascimento defenderem que a arte da Grécia e da Roma Antiga tinham um valor estético e cultural superior ao das artes da Era Medieval.
A arte renascentista aconteceu entre os séculos XIV a XVI e foi marcada pela grande valorização da antiguidade clássica (Greco-Romana) com muitos aspectos do naturalismo, racionalismo e hedonismo, diferentemente da arte na idade média que possuía grande ligação com o teocentrismo nesse período os artistas são mais ...
Como o Brasil foi descoberto em 1500, num período em que o Renascimento se iniciava, o país não teve influências medievais em suas artes. ... A Idade Média foi uma época em que a produção artística praticamente não existiu.
O termo renascimento, ou renascença, faz referência a um movimento intelectual e artístico surgido na Itália, entre os séculos XIV e XVI, e daí difundido por toda a Europa.
O antropocentrismo foi a principal ideia do humanismo renascentista, que visava uma nova época, se afastando cada vez mais da Idade Média. ... Alguns nomes mais conhecidos de renascentistas defensores do antropocentrismo são: Nicolau Maquiavel, Nicolau Copérnico, Galileu Galilei e René Descartes.
A palavra teocentrismo vem do grego theos, que significa Deus, e kentron, que significa centro. A doutrina ou filosofia teocêntrica consideram Deus como o centro de todo Universo, responsável pela criação do mundo e de todas as coisas nele existentes.
Significado de Teocentrismo substantivo masculino Crença, ou doutrina, segundo a qual Deus é centro do universo, de tudo o que existe.
O Teocentrismo é a doutrina onde Deus e seus ensinamentos estão no fundamento da sociedade. A palavra vem do do grego e significa: theos "Deus" e kentron "centro". ... Literalmente "Deus como centro do mundo".
Surgiu questionando o Teocentrismo sistema onde Deus (Theos, em grego) estaria no centro do mundo. Assim, o antropocentrismo é um conjunto de ideias onde o homem representa a figura central, nos campos da cultura, ciência, sociedade e é a principal referência para o entendimento do mundo.