O filtrado glomerular ou urina inicial é formado por água, ureia, sais, glicose, aminoácidos, entre outras substâncias. O filtrado glomerular é resultado do processo:
O aparelho urinário é formado pelos dois rins, dois ureteres, bexiga e uretra. A urina produzida nos rins passa pelos ureteres até a bexiga e é lançada no exterior pela uretra.
No sistema urinário humano, o esfíncter externo está subordinado à vontade, e não se efetua a micção até que voluntariamente não se o relaxe, o que é feito em resposta ao desejo de urinar se o momento é oportuno.
Diariamente, são filtrados cerca de 1,6 mil litros de sangue, chegando a uma quantidade de 180 litros de filtrado. Dos 180 litros, são gerados somente 2 litros de urina ao dia, o que significa uma alta capacidade de reabsorção.
A ingestão de água é regulada pela sensação de sede, que por sua vez depende da dessecação da cavidade oral e, provavelmente, da desidratação celular. Por outro lado, o controle da eliminação de água promovido no sistema urinário humano é exercido principalmente a nível renal, por meio do hormônio antidiurético da hipófise, que modifica a reabsorção tubular de água.
Eles são ligados diretamente ao sistema circulatório, pois o sangue passa em seu interior. Assim, o sangue entra em contato com o órgão através da artéria renal, que forma um emaranhado de ramificações chamados de glomérulos, e pela veia renal.
O volume do líquido extracelular no homem adulto é de cerca de 17 litros, dos quais 14 correspondem ao liquido intersticial e três ao plasma sanguíneo. A composição química de ambos é muito semelhante; a diferença mais notável entre eles é seu conteúdo em proteínas.
Apesar da maior parte dessas substâncias serem eliminadas pela urina, elas podem ser eliminadas, também, pelas glândulas sudoríparas ou pelo sistema respiratório, eliminando gás carbônico.
A função central do sistema urinário é filtrar as impurezas presentes no sangue que circula pelo organismo, evitando o acúmulo de substâncias que são perigosas para a saúde.
Já nas pessoas do sexo feminino a uretra apresenta medida bem menor, em torno de 4cm, estando localizada na região que fica atrás da sínfese púbica e terminando entre o clitóris e a vagina.
Analisando o sistema excretor humano, aprendemos que o aparelho respiratório serve como via de excreção de um importante metabólito gasoso: o CO2. Outras substâncias de refugo são descarregadas no tubo digestivo (como os pigmentos biliares, que resultam da degradação da hemoglobina) ou através de pele (suor). A seguir, apresentaremos as características do sistema urinário masculino e feminino.
O sistema urinário, chamado também de sistema renal, atua na produção, armazenamento e eliminação da urina, exercendo diversos papéis na saúde do corpo. Para saber detalhes sobre o aparelho urinário, confira nosso artigo.
A bexiga possui uma capacidade volumétrica para cerca de 700 a 800 ml de urina, sendo que sua musculatura tem a propriedade de contrair-se para acomodar-se ao volume de líquido correspondente. Essas contrações são controladas pelo sistema nervoso autônomo parassimpático.
A reabsorção acontece de forma que as células do túbulo renal reabsorvem as substâncias úteis, despejando-as nos vasos capilares sanguíneos que envolvem os túbulos.
A função dos rins é filtrar e eliminar a “sujeira” presente no sangue, evitando que substâncias perigosas se acumulem no organismo. O rim é formado por aproximadamente um milhão de microestruturas chamadas de néfron. Cada néfron desempenha as funções de:
O sistema urinário possui dois rins, sendo localizados na parte superior da cavidade abdominal, um em cada lado da coluna vertebral. Além disso, eles possuem a cor vermelha e o tamanho aproximado de uma mão fechada, com o formato semelhante ao de um grão de feijão.
Diversos néfrons são drenados por um único túbulo coletor e múltiplos túbulos coletores se unem na porção mais profunda da medula até formar os ductos de Bellini, que se abrem na papila renal.
A manutenção pelo sistema urinário destas diferenças de composição depende de fenômenos de membrana e de processos metabólicos ativos.
As contrações da musculatura da bexiga são controladas pelo sistema nervoso autônomo parassimpático. No momento em que a urina sai da bexiga, ela é eliminada por meio da uretra.
O líquido contido em todas as células do organismo humano representa cerca de 41 % do peso corporal, o que equivale a cerca e 29 litros. Ainda que sua composição química varie de acordo com o tecido considerado, modificando-se inclusive ao variar seu estado funcional, são patentes as grandes diferenças que se observam ao compará-lo com os líquidos extracelulares.
A bexiga é outro dos principais órgãos do sistema urinário, tendo como função armazenar temporariamente a urina que inicialmente foi produzida pelos rins. A bexiga possui uma estrutura muscular elástica e oca. Por conta disso, ela é capaz de acumular em torno de 800ml de urina (em adultos).
Os impulsos nervosos iniciados em ditos receptores chegam à região sacra da medula espinhal e estimulam os neurônios parassimpáticos que inervam a própria bexiga urinária e o esfíncter interno. Em consequência, no sistema urinário humano, contraem-se as paredes da bexiga e se relaxa o esfíncter.
Depois de aprender sobre o sistema urinário, veja nossos demais conteúdos sobre anatomia humana.
6 principais doenças do sistema urinário e como tratar
Como esse exame funciona Como qualquer outro exame de imagem, na ultrassonografia do aparelho urinário o profissional responsável desliza o transdutor sob o abdômen, com a ajuda de um gel.
A estenose de uretra pode ser provocada por vários tipos de trauma, como fraturas de bacia, contusão da região do períneo (a famosa queda de cavaleiro), procedimentos médicos com manipulação uretral (cistoscopia, cirurgia de próstata, passagem de sondas uretrais, entre outros), as infecções uretrais (uretrites) e a ...
A urina deixa os néfrons através dos dutos coletores e chega ao ureter. O ureter leva a urina até a bexiga urinária. A bexiga é um órgão elástico que armazena a urina até ela ser eliminada. Da bexiga parte um canal, chamado uretra, que transporta a urina da bexiga para o meio externo.
Os rins filtram diariamente quase 180 litros de sangue. Depois de filtrado os produtos da excreção (uréia, excesso de sais minerais, drogas) são eliminados em forma de urina. O aporte de sangue ocorre através das artérias renais e o sangue "limpo" ou depurado retorna à circulação por meio das veias renais.
Processamento tubular A reabsorção e a secreção dos vários solutos através do epitélio renal são feitas por mecanismos específicos, passivos ou ativos, localizados nas membranas da célula tubular. Todos os sistemas de transporte são interdependentes.
O sangue chega ao rim pela artéria renal e entra sob alta pressão nos capilares do glomérulo. Isso força a filtração no glomérulo, com a saída de líquido para a cápsula renal, formando o filtrado glomerular. Esse filtrado contém água, ureia, vitaminas, aminoácidos, ácido úrico, sais, etc.
As principais estruturas de um néfron são:
O néfron é a parte funcional do rim, sendo essencial para a produção da urina. Ele é constituído por um longo túbulo, denominado de túbulo néfrico, e pelo corpúsculo renal. O néfron é a parte funcional do rim, sendo essencial no processo de formação da urina. Há cerca de um milhão de néfrons em cada rim.
Os néfrons são as estruturas funcionais do rim, em que ocorre a filtração do sangue e a formação da urina. Cada néfron é formado por um corpúsculo renal e um túbulo. O corpúsculo consiste em um emaranhado de capilares (glomérulo) envolvidos por uma estrutura chamada cápsula glomerular ou cápsula de Bowman.
O néfron é a unidade funcional do rim, ou seja, a estrutura responsável pela formação da urina nesses órgãos. O corpo humano tem dois rins, que apresentam formato semelhante a um feijão e fazem parte do nosso sistema urinário. Em cada rim existem aproximadamente de 600 a 800 mil néfrons.
Parênquima renal é a porção funcional do rim, constituído por córtex renal e as pirâmides da medula renal.
A excreção através da urina inicia em um processo realizado pelos rins. Eles funcionam como um filtro que retém as impurezas do sangue e o deixa em condições de circular pelo organismo. Os rins participam do controle das concentrações plásmicas de íons, como sódio, potássio, bicarbonato, cálcio e cloretos.
Urina
Excreção é o processo pelo qual os produtos residuais do metabolismo e outros materiais sem utilidade são eliminados do organismo. Este processo é realizado pelos pulmões, rins e pele. ... Em organismos unicelulares os resíduos são eliminados através da superfície da célula.
A excreção tem por principal função eliminar substâncias nitrogenadas e regular a quantidade de água nos indivíduos. Os excretas nitrogenados podem ser eliminados sob diferentes formas, dependendo do animal: aminoácidos, ureia e ácido úrico.