Elenco
Severina, no contexto do livro "Morte e Vida Severina" de João Cabral de Melo Neto, é uma representação do nordestino. Aquele que dá duro para sobreviver nos tempos de seca. Então, quando é usada como adjetivo, o autor quer dizer que essa morte e essa vida são sofridas.
Severina: Significa “severa”, “dura”. A variante masculina deu nome ao personagem principal do livro “Morte e Vida Severina” de João Cabral de Melo Neto, que conta a dura trajetória de um retirante nordestino, que sai do sertão em busca de uma vida melhor no litoral. ...
A resposta a Severino vem da própria vida, a partir das palavras iniciais da vizinha de José, que chega para anunciar uma boa nova, o nascimento do filho do carpinteiro. b) A resposta dada é de que sempre vale ainda a pena ter fé e esperança na vida, pois o ciclo da vida sempre se renova.
Uma vida e uma morte Severina é uma expressão que que denota uma vida e morte sofridas, basta considerar que Severino é um apelido genérico dado aos retirantes nordestinos.
Resposta: Acabar com sua vida. Explicação: A frase vem das partes finais de "Morte e Vida Severina", e dado o contexto em onde se encontra o retirante, a frase pode ser uma metafora ao suicidio, pois umas das tentativas de retirar sua vida mais comuns é pular de uma ponte.
Resumo da Obra Morte e Vida Severina retrata a trajetória de Severino, que deixa o sertão nordestino em direção ao litoral em busca de melhores condições de vida.
Que tipo de vida "explodiu", de acordo com a fala do carpinteiro? Resposta: Explodiu "uma vida severina", ou seja, uma vida pobre e miserável como a de Severino.
Severino é o narrador e personagem principal, um retirante nordestino que foge para o litoral em busca de melhores condições de vida. Seu José, mestre carpina, é o personagem que salva a vida de Severino, impedindo este de tomar sua própria vida.
Os severinos a quem o poema faz referência são todas as pessoas que compartilham da condição de vida miserável, que vivem na seca às margens dos cuidados públicos. ... É a morte que "combina" com a vida que levaram, sem graça e sem impacto.