Max Weber (1864-1920), Émile Durkheim (1858-1917) e Karl Marx (1818-1883) são considerados os fundadores da sociologia, e, por isso, nomeados carinhosamente de "os três porquinhos" pelos estudantes e professores da área.
Sociologia das formas sociais A investigação em torno da correspondência funcional na sociedade constituiu o tema central do trabalho de Simmel, que por meio dela procurou desenvolver uma sistemática incondicionada do social, ou seja, atemporalmente válida e independente dos fatores históricos.
Há três grandes vertentes metodológicas na sociologia, cada qual corresponde a um dos três grandes autores clássicos Émile Durkheim, Max Weber e Karl Marx, diferencie a posição sociológica de cada um deles.
Quais foram as primeiras e fundamentais questões que os sociólogos pioneiros do século XIX tiveram que enfrentar e por quê? R: As primeiras questões que os sociólogos tentaram responder foram relativas a identificação e a definição dos fatos sociais e ao método mais apropriado de investigação.
Com objetivos diferentes – de revolucionar, manter, combater ou reformar a nova ordem nascente – estes teóricos criavam um conhecimento que serviria de ferramenta para interferir na realidade. Destacamos nessa primeira fase de consolidação da Sociologia as obras de Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber.
Para Durkheim o objetivo da sociologia é estudar o indivíduo e sua relação com o meio. Para ser mais exato, para ele, a sociedade parte do coletivo, ou seja, o indivíduo só atua como tal pois faz parte de um espaço maior, sendo esse a sociedade.