Tratamento caseiro para melasma
Para tratar o melasma, que é composto por manchas escuras na pele, podem ser usados cremes clareadores, como a hidroquinona ou tretinoína, ou feitos tratamentos estéticos, como laser, peeling químico ou microagulhamento, orientados pelo dermatologista.
1. Óleo de coco para disfarçar a idade. Se utilizado sobre as temidas manchinhas que aparecem devido à idade, o óleo de coco pode ajudar a disfarça-los. Espalhe um pouco do óleo sobre a área a ser tratada, massageando delicadamente.
Como usar o óleo de rosa mosqueta Aplique algumas gotas sobre o local da pele que deseja tratar e espalhe em movimentos circulares até notar que óleo foi completamente absorvido. O produto pode ser aplicado no rosto e corpo.
Como usar óleo para o rosto
Como clarear manchas na pele causadas pelo sol? 6 cuidados caseiros para diminuir o aspecto escuro
Segundo a dermatologista Nandara Paiva, o processo de recuperação de queimaduras solares pode variar de acordo com a profundidade da camada da pele atingida: “Se for uma queimadura de primeiro grau, também chamada de eritema solar, a recuperação é de 4 a 6 dias. Mas, se for de segundo grau, acontece entre 7 e 21 dias”.
Se você já está sofrendo, saiba que existem algumas dicas de como aliviar queimadura de sol, mas o melhor mesmo é prevenir essa situação....Como aliviar queimadura de sol
A pele se renova constantemente: todas as células são trocadas num prazo entre 30 e 90 dias. 1. Nas camadas mais profundas da epiderme (a parte mais “externa” da pele), existem células especializadas chamadas melanócitos. São elas que produzem um pigmento conhecido como melanina, que dá nossa cor natural.
Veja abaixo como voltar a cor do cabelo natural!
É a fase da regeneração, que pode durar de 5 a 20 dias. Aqui ocorre a proliferação de fibroblastos, que dão origem ao processo chamado de “fibroplasia”. As células se proliferam, resultando em rica vascularização e infiltração de macrófagos.
10 dias
De uma maneira bem sucinta, a regeneração é o processo que ocorre em lesões de pequena extensão tendo o objetivo de recuperar estruturas perdidas a partir da proliferação de células e tecidos.
Assim, alguns passos que garantem uma cicatrização mais rápida e evitam o surgimento de cicatrizes feias e outras complicações, são:
Geralmente, as queimaduras de 1º grau melhoram de 3 a 6 dias, nesses dias elas costumam descamar, e se cuidar da forma correta, ela também não deixa cicatriz e nem sequelas. Portanto, os sintomas desse tipo de queimadura são intensa dor e vermelhidão no local. Porém, se tocar na pele, aparecerá uma certa palidez.
Complicações. As queimaduras leves são geralmente superficiais e não causam complicações. No entanto, as queimaduras profundas de segundo e terceiro graus incham e demoram mais tempo para curar. Além disso, as queimaduras mais profundas podem causar a formação de tecido cicatricial.
Para tirar manchas de queimadura da pele, como as provocadas pelo ferro de passar roupa, óleo quente ou limão, recomenda-se: Fazer uma esfoliação e depois esfregar o suco de limão na região. Mas é preciso alguma cautela com este procedimento, pois o limão pode manchar a pele, se a região for exposta ao sol.
Quanto ao tratamento, pomadas como Sulfadiazina de prata são perfeitas para queimaduras de primeiro grau e superficial. Para as queimaduras que permanecem na pele durante anos, o ideal são os clareadores com ativos como hidroquinona.
Algumas dicas recomendadas são:
Ácido natural para clarear manchas na perna “A água do arroz é rica em ácido Kójico, um poderoso clareador que pode ser utilizado em toda a extensão do corpo. Faça compressas com a água do arroz nas áreas escurecidas por 20 minutos, em dias intercalados”, ensina a biomédica.
Manchas na pele: 10 truques e remédios naturais