Atualmente no Brasil são cultuados apenas 12 orixás. Já foram 16: quatro deles (Obá, Logunedé, Ewa e Irôco) há algum tempo só se manifestam em ocasiões bissextas, basicamente em festas e rituais específicos. Um número pequeno, diante dos mais de 200 existentes na África Ocidental, a célula mater dessas divindades.
O requisito mínimo pra um pai de santo ser considerado bom, é ao menos ter uma boa vidência no jogo. Ou seja, acertar coisas sobre você e a sua situação, sem antes vc ter contado nada da sua história. Faça o teste: dê seu nome completo e veja o que ele te dirá.
Aqui estão alguns nomes de Caboclos: Caboclo Pena Branca, Pena Vermelha, Tatuité, Junco Verde, Aimoré, Guará, Cacique das Matas, Cobra-coral, Cabocla Jarina, Cabocla Jurema, Cabocla Jacira, Ventania, Caçador, Sete Estrelas da Jurema, Sete Flechas, Rompe Mato, Boiadeiro Navizala e Boiadeiro da Campina.
As oferendas de caboclo são fartas e variadas, constituídas de uma grande variedade de frutas, legumes, raízes e até mesmo doces. Um elemento indispensável é a abóbora girimum, que é recheada com fumo de rolo e mel de abelha, oferenda de galos, carneiros, peru e qualquer pássaro, são bem vindos e apreciados.
Alguns caboclos de Oxum: Pena Dourada, Iracema, Indaiara, Jandira, Jurema dos Rios, Yara, Oxum Menina, Cabocla Açucena, Cabocla Imaiá, Cabocla dos Lírios, Cabocla da Cachoeira, Cabocla do Rio, Cabocla Jupira, Cabocla do Sol, Jaceguaia, Juruema, Juruena, Araguaia, Estrela da Manhã, Tunuê, Mirini.."
Exu Veludo : ligado a Oxum, atua nas cachoeiRas, rios, lagos, penitenciárias e maternidades.
Oxum - Pirita e do Citrino para a energia da riqueza. Quartzo Rosa, Rodocrasita e também a Lepdolita para a energia do Amor. Xangô - Utilizamos a energia do Rubi , que é entre outras coisas, canal da Justiça Divina. Podemos usar também o Jaspe Marrom.
Opará/Apará (Òpárá) é a divindade dos rios e cachoeiras, por vezes confundida como uma qualidade da Orixá Oxum, mas aos iorubás se trata de uma divindade própria, muito guerreira. Oxum é dona do ouro e da nação Ijexá. ... Tem o título de ialodê entre os orixás.
Como usar o Citrino Caso queira atrair prosperidade para a sua casa ou trabalho, deixa uma ponta do cristal no ambiente ou espalhe quatro pequenos citrinos rolados pelas quatro cômodos do local. Se deseja riqueza e dinheiro, use alguma joia com o cristal no dia a dia.
O citrino é por excelência o cristal da prosperidade e das energias solares. Ele possui uma energia tão especial e intensa que é capaz de se auto energizar / limpar e também a energia de outras pedras e cristais. ... Para crianças, o citrino ajuda na formação clara do eu e da personalidade.
Como utilizar a Pedra Citrino Coloque a pedra sobre o plexo solar – localizado pouco acima do umbigo, a chamada “boca do estômago”. Agora feche os olhos, relaxe e comece a respirar lenta e profundamente. Imagine que o citrino está aquecendo seu corpo, e que o calor tem origem a partir do plexo solar.
Ela geralmente consegue recarregar as próprias energias sozinha e com muita facilidade, mas se você achar que deve purificá-la, basta banhá-la em água corrente. Por ter uma forte ligação com o sol, deixar seu citrino um pouco sob o calor do astro-rei também ajudará a renovar suas forças.
Pode limpar o citrino com água corrente. Evite as limpezas com água e sal porque retiram o brilho natural da pedra. Tenha especial cuidado com a exposição solar visto que o Citrino perde a cor.
Uma das técnicas mais conhecidas é a da água com sal grosso. Coloque suas pedras em um recipiente de vidro transparente, cubra com água e adicione sal grosso. A quantidade e tempo são indicados de diversas formas. Pode deixar de 3 até 24h e adicionar de algumas colheres de sal grosso, dependendo da quantidade de água.