E
Atualmente existem quinze cargos de general-de-exército no Exército Brasileiro, além de um cargo no Ministério da Defesa. Eventualmente, quando cabe ao Exército o Comando da Escola Superior de Guerra, o cargo é exercido por um general-de-exército que também tem assento no ACE.
Edson Leal Pujol
Classificação
A base da pirâmide são os soldados. Depois, pela ordem, vêm os cabos, sargentos, tenentes, capitães, majores, tenentes-coronéis, coronéis e os generais.
Exército Brasileiro
Tabela de Soldos 2021 após a reforma
General de Exército Posto mais alto da hierarquia militar brasileira no momento. É o comandante de até três divisões de guerra.
Posto é o grau hierárquico do oficial, conferido por ato do Presidente da República ou do Ministro de Força Singular e confirmado em Carta Patente. O posto de Almirante somente será provido em tempo de guerra. Graduação é o grau hierárquico da praça, conferido pela autoridade militar competente.
Depois de dois anos, é possível ser promovido a soldado de 1ª classe, função que precisa ser exercida por pelo menos mais cinco anos antes de tentar prestar um concurso interno para sargento.
Depois de 62 meses, o profissional pode ser promovido ao posto de capitão. As progressões continuam e, após 86 meses, poderá ser para a patente de major. Já a promoção para o cargo de tente-coronel pode acontecer depois de 54 meses.
§ 3º - As promoções ao posto de 1º Tenente PM, do Quadro de Oficiais Policiais Militares (QOPM), serão por antiguidade, desde que o 2º Tenente PM conte, no mínimo, com 6 (seis) meses no posto, dispensado o requisito previsto na alínea 'a' do artigo 19 deste decreto.” (NR);
Na análise do caso, o relator expôs que o tempo mínimo de 15 anos de exercício efetivo na graduação de Cabo é somente um dos requisitos para a promoção a 3º Sargento. Ressaltou que é preciso verificar a existência de vagas disponíveis, que são definidas pelo Comandante do Exército.
Para que seja efetivada a promoção de Cabo para 3º Sargento, nos termos do Decreto 86.
- 1º-Tenente - 3 (três) anos; - Capitão - 4 (quatro) anos; - Major - 3 (três) anos; - Tenente-Coronel - 3 (três) anos.
Composta por 50 questões de múltipla escolha divididas em 06 partes, sendo cobrado os seguintes conhecimentos: 1º parte: Prova de Matemática – 14 questões para áreas Geral e 10 questões para as áreas Música e Saúde; ... 6º parte: Prova de Português – redação (discursiva).
/div>
ESA: Locais de prova
Acompanhe na sequência!
Geralmente, as matérias abordadas no exame são: