Rainha: mede 10 mm de comprimento, possui abdômen tão desproporcional que causa pena quando fecundada, o abdômen dobra de volume e ela perde a capacidade de voar. Na época do fluxo nectarífero, sua postura pode chegar a 50 óvulos por dia.
Como muitas outras espécies de abelhas sem ferrão, Os trabalhadores da "T. da angustia" participam de diferentes atividades com base na idade. O tempo médio de vida das abelhas operárias é de cerca de 21 dias, mas muitos vivem até cerca de 60 dias.
O processo se dá por meio da retirada de material (como favos de cria, abelhas operárias jovens e alimentos) de um dos ninhos de um meliponário (o local aonde se criam as colônias). Foram formadas várias minicolônias e em cada uma introduziu-se uma rainha produzida em laboratório para ser fecundada por um macho.
A caixa caça-enxame ou caixa isca é usada para receber colméias, ou para atrair enxames (captura). Elas são colocadas no campo ou no apiário de forma a atrair os enxames que se encontram de passagem, ou os que acabaram de sair de alguma das colônias.
Para receber as abelhas que estão voando, basta colocar a metade dos favos da criação em uma caixa vazia e instalá-la no lugar onde está a caixa-mãe. Enquanto a rainha que está botando permanece na colônia-mãe, uma nova nascerá na colônia-filha. Acompanhe e alimente ambas a cada semana até que se fortaleçam novamente.
Misture a cera, geoprópolis, própolis e o álcool dentro da garrafa pet. Deixe a cera, geoprópolis, própolis em pequenos fragmentos, assim mais rápida será a diluição. Alguma pessoas trituram os materiais em um liquidificador velho para acelerar o processo.
Este é o momento ideal para capturá-las. Para isso, é feita uma armadilha com garrafa pet semelhante a ocos de árvores, ambiente preferido das abelhas para a constituição da colmeia. Para fazer a captura do novo enxame o objetivo é simular locais de nidificação natural para que os novos enxames ali se instalem.
Adicione o própolis (feromônio) no interior da garrafa e agite para que o líquido se espalhe....Você vai precisar:
Como Capturar Abelhas Nativas sem ferrão – Isca pet – Confecção. A garrafa pet deve estar bem lavada sem nenhum cheiro para poder receber o atrativo. Coloque um pouco de atrativo dentro da garrafa e espalhe por toda a parte interna. Assim deixe secar bem para evaporar o álcool do atrativo.
cedrinho
Antes de chegar em nossas mesas, o mel que comemos precisa ser extraído das colmeias: e essa parte é bem menos doce do que o seu sabor. O processo normal envolve extrair partes inteiras da colmeia, abri-las com facas quentes e então utilizar uma espécie de centrífuga para obter o mel.
Os principais meses da safra de mel vão de maio a junho e de outubro a janeiro. Mas pode ser colhido mel o ano todo, seguindo alguns fatores são essenciais - como local do apiário próximo a flora, boas práticas de manejo das abelhas, escolha e manutenção das melhores colmeias e rainhas e criação migratória.
Assopre a fumaça para dentro do buraco. A fumaça faz com que as abelhas achem que há um incêndio, então engolem muito mel para protegê-lo e, assim, a atenção delas é desviada de você; elas também ficam pesadas demais para ferroar. Devagar e cuidadosamente, corte um pedaço de favo com uma faca afiada.
Colha a cera deixando as cápsulas em um coador em cima de um balde, permitindo que o mel pingue da cera e a deixe limpa.
Usualmente a cera de abelha é dissolvida a quente e a terebintina é o produto necessário para tal diluição. A proporção clássica resulta em pasta na proporção de três partes de terebintina e uma parte da cera de abelhas.
O favo é uma das formas mais naturais de se comer mel. O produto é delicado, feito com cera natural de abelhas e mel. Quem consome o mel desta forma consegue ter uma verdadeira experiência gastronômica que se torna cada dia mais rara.
Suas propriedades antigermicidas auxiliam na cura de pequenos cortes na pele, escoriações, arranhões e feridas. A cera de abelha é um esfoliante natural magnífico assim como o mel cristalizado também, esfoliando suavemente as células mortas da pele, poros de compensação e eliminação da poluição.
Lâmina de cera prensada em aparelho específico que apresenta o relevo dos alvéolos de ambos os lados. É usada em colmeias de Apis mellifera e serve de guia para as operárias construírem os favos.
Resumo: Mel, cera de abelha, pólen e própolis - todos concordam que é permitido ingerir.
Além de ser um ótimo adoçante natural, este alimento é cheio de benefícios porque conta com ação antimicrobiana, capaz de impedir o crescimento ou destruir micro-organismos e assim proteger contra doenças....Propriedades do Mel.