E=mc² - Einstein e a equivalência entre matéria e energia. Essa é a mais célebre equação científica do século 20 e foi desenvolvida por Albert Einstein.
A teoria da relatividade aborda os fenômenos que ocorrem em deslocamentos de objetos que possuem velocidades próximas ou iguais à da luz. No estudo da Mecânica, a velocidade, por exemplo, é uma grandeza relativa, ou seja, a sua determinação depende do referencial a partir do qual está sendo medida.
Quanto mais massa, maior a curvatura, maior a distorção do tempo e do espaço. No Sol, o tempo flui mais devagar do que na Terra, com sua massa bem menor. Com isso, o alemão reformou o entendimento da gravidade formulado por Isaac Newton no século 17.
Uma das consequências mais famosas da teoria da relatividade é a relação entre massa e energia. Essa relação é conhecida como equivalência massa-energia e diz que massa pode ser convertida em energia, e vice-versa. Onde c é a velocidade da luz.
A Teoria da Relatividade Restrita é baseada em dois postulados: 1. Todas as leis da mecânica e electrodinâmica são as mesmas em qualquer referencial inercial. Num quarto sem janelas não podemos saber se nos estamos a mover com velocidade constante sem olhar lá para fora.
Se algum objeto pudesse chegar à velocidade da luz, sua massa seria infinita. Nessa situação, seria necessária uma força igualmente infinita para acelerar nosso objeto – mas nem o Universo inteiro tem tanta energia. A luz, claro, só alcança sua estonteante velocidade porque não tem massa.
Para viajar de ponta a ponta na velocidade da luz, a resposta é: levaríamos uma quantidade infinita de tempo para atravessar o universo, já que ele está em constante expansão, com regiões do espaço permanecendo para sempre isoladas já que sua expansão acontece mais rapidamente do que a velocidade da luz.
Curiosamente, a teoria da Relatividade admite partículas que se moveriam sempre com velocidade maior que a da luz, os táquions. Estas partículas, caso existam, podem ser usadas para violar a causalidade.
7,5 voltas
( ) 300.
Essa distância é, em média, de 384.
365,2425 dias